Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MASTIFF INGLÊS- os primeiros cães de guerra.



Mastiff Inglês, também conhecido como Old English Mastiff é uma raça muito antiga e certamente descende dos grandes "mastins" da Antigüidade, cães gigantes normalmente originados da Ásia e que se espalharam por toda Europa. Eram conhecidos dos grandes imperadores romanos que adotavam os ‘mastins’ em suas frentes de batalha.

Eram cães grandes, valentes e bastante resistentes. Segundo alguns historiadores, os mastins eram usados como cães de guerra pelos povos Celtas e acompanhavam seus donos em suas batalhas. Quando os Romanos invadiram a Britânia, eles levaram os cães de volta a Itália e os usaram para guarda de propriedades e prisioneiros. Até 1835, eram usados em combates com outros animais até que esse tipo de ‘lazer’ foi proibido.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foram usados para colocar os carros de munição nas frentes de batalha. Até em função disso, com o fim da Guerra a raça encontrava-se bastante dizimada e foi salva da extinção com o trabalho sério de criadores, que utilizaram inclusive o cruzamento com o São Bernardo para salvar a raça. Deste cruzamento a principal contribuição do São Bernardo foi a suavização do temperamento da raça. Mas ainda hoje, 50 anos depois, ainda aparecem nas ninhadas cães com pelagem mais longa e manchas brancas na cara, nas patas e no peito.
Há sangue de Mastiff em várias outras raças conhecidas atualmente, como o Bullmastiff, Rottweiller, Dogue Alemão, Terra Nova, São Bernardo, Fila Brasileiro, etc.

Personalidade


Apesar de seu tamanho gigante – um exemplar da raça é o cão mais pesado do mundo, segundo o Guinnes Book – o Mastiff tem um temperamento especial.
Mesmo tendo sido desenvolvido e selecionado para cumprir a função de guarda, o bom Mastiff deve ser um cão calmo, seguro e bastante ligado à família e pessoas de seu convívio.
Não devem demonstrar comportamentos agressivos quer com humanos ou outros animais (inclusive outros cachorros). A despeito do seu tamanho, são excelentes companheiros para as crianças com as quais têm bastante paciência inclusive com aqueles brincadeiras mais ‘violentas’.
Como cães de guarda são excelentes e atuam com muita segurança e eficiência. Tem um estilo de guarda bastante peculiar, preferindo, em casos de necessidade, encurralar a ‘vítima’ deixando-a imobilizada e só irá mordê-la em último caso.
Talvez até em função do seu tamanho, são cães de baixa atividade e que latem pouco, assim, diz-se que quando um Mastiff late, é porque de fato merece atenção. Apesar de serem cães considerados ‘tranqüilos’, o Mastiff precisa de exercícios para que não desenvolva problemas como o excesso de peso.
Um cuidado especial a ser tomado é de promover a convivência estreita dos cães com as pessoas da casa. Esse contato é essencial para um bom desenvolvimento psicológico de qualquer cão e dos mastiffs em particular.

O Filhote


Para que o filhote se desenvolva bem, alguns cuidados são essenciais. A primeira providência é estabelecer claramente a sua liderança sobre o filhote e socializá-lo tanto com pessoas como com outros animais. Aulas de obediência são bastante recomendadas, até porque facilitam o controle sobre os cães quando adultos e há muita controvérsia sobre a real necessidade de adestramento para guarda. Um filhote bem educado e equilibrado certamente se transformará num adulto confiável.

Na escolha de um filhote, o futuro proprietário deve dar sempre preferência aos que não sejam nem excessivamente arredios nem agitados ou festeiros demais. O equilíbrio da raça é fundamental e pode ser notado mesmo num filhote.
Outro cuidado especial é quanto à alimentação. Os Mastiffs são cães de crescimento rápido e por isso a alimentação deve ser a melhor possível durante o primeiro ano de vida, com altos índices de proteína e cálcio.
Da mesma maneira deve-se tomar cuidado redobrado com o tipo de piso no qual viverá o filhote. Pisos lisos e/ou escorregadios podem provocar lesões ósseas e/ou musculares que podem prejudicar a movimentação e qualidade de vida do cão.
Outra recomendação importante é quanto ao volume/intensidade de exercícios. Deve-se tomar especial cuidado e não extenuar o filhote. Exercícios regulares são mais recomendados do que ‘maratonas’ que podem levar ao desenvolvimento de problemas de articulação.

Cores

O padrão da raça aceita 3 cores para os Mastiffs; fulvo-tigrado, fulvo-abricó e fulvo-prateado; todos com uma máscara e orelhas pretas; possuindo uma pelagem média para pequena.
No entanto, as cores dos filhotes só se definem realmente após os 45 dias. Os de cor fulbo-tigrada nascem pretos. Os fulvo-abricós e os fulvo-prateados nascem acizentados, sendo que os prateados são ligeiramente mais escuros.
Não há nenhum limite de altura superior e nenhuma faixa de peso no Padrão de Mastiff. O mínimo recomendado pelo padrão é de 69,85 cm até 91,44 cm para o excepcionalmente alto.
Eles podem pesar entre 49,8 Kg até 155,4 Kg de Zorba, o maior cachorro do mundo, embora a maioria machos de Mastiff pesem ao redor de 72,5-104 Kg e as fêmeas entre 54,4-77 Kg.

Problemas comuns à raça


Os Mastiffs são cães muito resistentes, no entanto, como todas as raças podem apresentar problemas mais específicos. Os principais (e mais comuns) problemas da raça são:
PRA – Atrofia progressiva da retina
Epilepsia
Displasia Coxo-femural
Calos – por causa de seu tamanho e peso, o Mastiff pode facilmente desenvolver calos nas juntas. Para evitar isso, basta evitar que durmam ou permaneçam muito tempo em superfícies ásperas. Um estrado de madeira como cama já ajuda a evitar os calos.



imagens do Mastiff




















Texto pesquisado na Internet
Fotos copiadas da Web

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ÁGUIAS- conheça algumas espécies destas aves.


ÁGUIA AMERICANA

Características

Nome científico: Haliaetus leucocephalus 

Nome Comum: Águia-americana
Filo: Chordata 
Classe: Aves 
Ordem: Falconiformes 
Família: Accipitridae 
Nome em inglês: Bald Eagle 
Outros nomes: águia-de-cabeça-branca-americana; águia-careca
Comprimento: 78 cm
Envergadura: 1,8 m a 2,25 m

Asas

Quadrangulares com extremidades penteoladas

Alimentação: Alimenta-se de peixes, que retira da água com suas garras afiadas.

Ninho

A águia-americana constrói seu ninho na copa de árvores, utilizando galhos, gravetos e erva seca. A cada ano que passa a águia vai aumentando o seu ninho.

Habitat

Vive principalmente perto do mar, de rios e lagos, desde o Alasca e a parte árctica do Canadá até ao golfo do México.

Plumagem

A águia-americana adulta é facilmente reconhecida pela cabeça, pescoço e cauda brancos. As águias mais novas têm a cabeça e a cauda castanhas. A plumagem branca só aparece quando a águia tem mais ou menos cinco anos de idade.

Bico

Como outras aves de rapina, possui um bico grande, curvo e afiado, que serve para dilacerar a sua comida.

Comportamento

Elas formam casais permanentes e quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais que lhes negam alimento.

Ninhada: 2 ovos

Período de incubação: 1 1/2 mês

Pio: cacarejado chiado e áspero.

É um símbolo ameaçado. Apesar de ser o símbolo nacional dos Estados Unidos, a águia-americana está ameaçada de extinção devido à caça, ao envenenamento por mercúrio e à destruição do seu habitat natural.











ÁGUIA DE BOTA
Nome científico: Hieraaetus pennatus

FIilo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Comprimento: 45 a 52 cm
Envergadura: 1,20 m
Peso: 1,3 kg
Alimentação: Se alimenta de outras aves, roedores, serpentes e até insetos.

Habitat

Nativa das florestas da Europa e da Ásia ocidental. No inverno migra para o sul da Ásia ou para a África, onde faz o seu ninho. Durante a permanência em zona temperada, ou seja, durante o período de reprodução, a águia-de -botas habita unicamente as florestas.

Características físicas

Pode parecer em várias plumagens, que nada tem a ver com o sexo nem com a estação: as asas e o dorso são sempre marrom-escuros, mas o ventre pode ser do mesmo marrom ou quase branco.

Ninho

Construído pelo macho e pela fêmea, é feito de galhos secos. às vezes eles se limitam a "reforçar" um ninho abandonado por outra ave de rapina.

Ninhada

Dois ovos botados na primavera

Período de incubação

30 dias (os ovos são chocados apenas pela fêmea).

Filhotes

Seis semanas depois de sair da casca os filhotes já voam, mas só deixam o ninho mais tarde.









ÁGUIA DOURADA

Nome científico: Aquila chrysaetos

Nome em Inglês: Golden Eagle
Outros Nomes: American War Bird (Pássaro de Guerra americano) ou the Bird of Jupiter (Pássaro de Júpiter).
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Comprimento: 30-40
Peso: 4 a 6 kg.
Envergadura: 6-7 ft
Ninhada: de 1 a 4 ovos (normalmente 2)
Período de incubação: 35 a 45 dias

Características físicas

As asas são grandes e arredondadas. Machos e fêmeas são semelhantes na aparência, porém, as fêmeas são maiores que o macho. A Plumagem do adulto, se forma entre os 4-6 anos de idade, é largamente marrom, escurecendo mais próximo às asas. O rabo é marrom cinzento. Debaixo das asas aparece um castanho cinza, enquanto a cabeça, corpo e penas menores no das asas são escuras. As penas da cabeça e nuca de seu pescoço são marrom dourado, por isso o seu nome águia-dourada. Os olhos de adultos são marrom escuro. Seu bico e garras são pretas, enquanto os pés são amarelos. As pernas são emplumadas até os dedão do pé.

Alimentação

Sua dieta inclui mamíferos principalmente pequenos como coelhos e lebres como também roedores maiores.
Aproximadamente 20% da dieta são compostos de pássaros e répteis. Foram vistos águias douradas capturar pássaros voadores grandes como gansos. Eles também foram vistos, ocasionalmente, comendo carne putrefata. Suas comidas habituais- são: -coelhos, marmotas, e esquilos. Um casal de águias caçará freqüentemente juntos; um persegue a presa para esgotamento, e o outro desce rápido e pega a presa. Um pássaro pode levar até 8 libras em voo. A águia dourada ficou conhecida por mergulhar para pegar sua presa a velocidades calculada de 150-200 mph.

Reprodução

Estação de cria começa em meio-janeiro e continua em maio - setembro, entretanto pode variar de acordo com região geográfica. Cada casal pode ter até 10 ninhos, mas só 2-3 são usados em rotação. Alguns casais usam o mesmo ninho cada ano, enquanto outros usam os ninhos alternando os anos. O mesmo ninho pode ser usado por gerações. O ninho normalmente é construído em um precipício alto, entretanto podem ser usadas árvores se precipícios não estão disponíveis.
O local de ninho preferido é onde a presa pode ser avistada facilmente.
O ninho pode ser enorme se o local permite. Alguns ninhos de precipício mediram 8-10 pés por e 3-4 pés profundamente. É volumoso e é composto de varas, ramos, raízes, ervas daninhas, e mato. A fêmea é responsável pela maioria da incubação, entretanto o macho freqüentemente ajuda. Eles podem botar 1-4 ovos, entretanto dois são muito comuns.
Os ovos são branco sujo e manchado ou manchado com marrom ou marrom avermelhado. A Incubação dura durante 35-45 dias. Os filhotes que nascem primeiro e são mais fortes, freqüentemente matam ps irmãos menores e mais fracos e, os pais não interferem. Entretanto o filhote é dependente de seus pais durante 30 dias ou mais.

Comportamento

As Águias douradas formam casais, e um casal precisa até 35 milhas de território para caçar. Um pássaro pode levar até 8 libras durante voo. Pode voar até 80 mph, entretanto a velocidade comum é 28-32 mph, e foi dito que mergulha a velocidades de 200 mph para pegar uma presa que avistou. A maioria das águias douradas no Alasca e Canadá viajam para o sul no outono quando a provisão de comida começa a faltar no norte. Mas nem todas as águias migram; alguns ficam no Alasca, Canadá meridional, e o E.U.A. do norte.

Habitat

A Águia Dourada existe na Eurásia e África do Norte e na América do Norte. O alcance de procriação na América Norte inclui o México norte-central, os Estados Unidos ocidentais como como Dakotas, Kansas e Texas, também o Alasca, e pelo norte do Canadá. Não existe nenhum registro de ninhos em Minnesota. Durante o inverno eles podem ser achados no Alasca meridional e Canadá, os Estados Unidos ocidentais e México. São vistas alguns Águias Douradas em Minnesota todos os outonos durante migração e ocasionalmente no rio Mississipi durante o inverno. As águias douradas são protegidas pelo governo dos Estados Unidos e, são consideradas ameaçadas de extinção. A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações dessa ave. As águias -douradas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram perturbadas.









ÁGUIA FILIPINA

Nome científico: Pitecophaga jefferyi

Outro nome: águia-pega-macacos
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Comprimento: 80 a 100 cm
Envergadura: 1,5 m
Alimentação: Sua dieta consiste em macacos e grandes pássaros.

Ninho: faz seu ninho no topo das árvores mais altas das florestas tropicais.
Habitat: é encontrada somente nas ilhas Filipinas

Características físicas

É castanho-escura nas costas e branca no ventre. Na cabeça leva uma crista de penas, como se fosse um manto. As asas são relativamente curtas e redondas, enquanto a cauda é comprida e reta na extremidade. Possui pernas poderosas com garras enormes e bico estreito e recurvado.
Ninhada: 1 a 2 ovos chocados por ambos os pais
Período de incubação: 2 mês - nunca se reproduz em cativeiro
Pio: Surpreendentemente seu grito é um assobio suave: huiiu
Até recentemente os zoológicos de todo o mundo queriam exibi-la. Hoje, porém, evitam importá-la, uma vez que a espécie está em sério perigo de extinção; há menos de cem indivíduos vivos.
Para agravar a situação, ter essa águia empalhada tornou-se símbolo de status entre os filipinos.









ÁGUIA PESQUEIRA

Nome científico: Seu nome científico é Pandion haliaetus. É o único membro da família dos Pandionídeos, ordem dos Falconiformes.
Outro nome: Gavião-pescador ou Águia-pescadora, nome comum de uma ave de rapina cosmopolita, que na América Latina também é conhecida como águia-do-mar, guincho ou sangual. Recebe também os nomes de águia-pesqueira e gavião-papa peixe.
Filo: Chordata

Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Pandionidae
Envergadura: até 1,70 m

Alimentação

Alimenta-se exclusivamente de peixes.

Ninhos

feitos de galhos secos, algas e musgo, são construídos no alto das árvores ou sobre os rochedos. Aí a fêmea choca seus quatro ovos durante cinco semanas.

Filhotes

4 ovos
Tempo de incubação: 5 semanas
Tempo de permanência dos filhotes no ninho: 30 dias

Habitat

Vive na parte ocidental da América do Norte, América Central e Antilhas, de onde emigra para a América do Sul. Habitam as regiões costeiras ou próximas de lagos e rios. No fim do verão, as águias-pesqueiras deixam a região onde reproduzem e partem para o sul. Mas, na primavera seguinte cada casal vem procriar exatamente no mesmo lugar.

Características físicas

As águias-pescadoras ou marinhas têm bicos mais longos e pesados que os das águias-reais. Além disso, carecem de penas na parte inferior das patas. A barriga é branca, asas escuras e possuem uma faixa escura do olho à nuca.
Ao contrário da maioria das aves pescadoras, que apanham os peixes com o bico, a águia-pesqueira, ou aurifrísio, como também é chamada, pega-os com suas garras de unhas compridas e dedos escamados e rugosos. Assim, depois do voo em mergulho - às vezes, de mais de 100 m de altura, a águia-pesqueira precisa se endireitar para agarrar o peixe.
Dizimada pelos caçadores, envenenada pelos inseticidas absorvidos pelos peixes, a águia-pesqueira é, além disso, vítima dos ladrões de ovos (gralhas, gaivotas e colecionadores). por isso, é cada vez mais rara na Europa e na América do Norte.










Texto pesquisado na Internet
Fotos copiadas da Web a quem seus autores é dado o crédito




terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A HIBERNAÇÃO DE ALGUNS ANIMAIS- saiba o motivo de alguns animais dormirem em algumas épocas do ano.



hibernação  é um mecanismo de sobrevivência utilizado por muitos animais em períodos em que as condições ambientais se encontram bastante adversas ou ainda quando a quantidade de alimentos disponível é menor do que a necessária para a manutenção da temperatura corporal do animal.
Animais pequenos têm mais tendência para hibernar porque seu metabolismo é normalmente muito acelerado dependendo de grande quantidade de energia para se manter aquecido.
Diferentes animais em diferentes meios usam mecanismos variados de alteração do metabolismo que podem ser classificados de hibernação, estivação e torpor:
Os morcegos, por exemplo, e algumas espécies de pássaros passam por pequenos períodos diários em que seu metabolismo é reduzido. Este estado é chamado de torpor e tem duração e intensidades moderadas.
Outros animais, como os jacarés  e alguns peixes e crustáceos, podem reduzir seu metabolismo quando a temperatura aumenta muito, ou, quando a quantidade de água disponível (na forma líquida, como em um rio, ou mesmo na forma de umidade do ar) cai a níveis perigosos para sua sobrevivência. Esta “hibernação” que ocorre em estações quentes é chamada de estivação.
E, por fim, alguns animais reduzem seu metabolismo quando a temperatura cai drasticamente (é a forma mais comum), quando a quantidade de energia para mantê-los vivos é maior do que a que se encontra disponível (na forma de alimentos), ou quando há uma grande variação no fotoperíodo (duração do dia). Essa é a chamada hibernação.
Ingerir alimentos é a forma de repor a energia que gastamos em todos os processos de nossos organismos. Desde correr, quando gastamos muita energia, até o simples ato de respirar (até quando dormimos estamos gastando energia!). Com os animais acontece o mesmo. E, por isso, alguns deles usam esse estado letárgico como uma forma de reduzir ao máximo seu metabolismo (gastando menos energia). Assim, a energia de que dispõem será suficiente para mantê-los vivos até que as condições do meio sejam favoráveis novamente.
Entre os biólogos há certa controvérsia entre o que é hibernação ou simples sono. Para alguns, os ursos, por exemplo, não hibernam porque sua temperatura corporal e metabolismo se mantêm quase os mesmos e eles podem ser acordados com relativa facilidade. Mas, de maneira geral, a hibernação pode ser definida como um estado em que o metabolismo e a temperatura são reduzidos drasticamente (alguns animais param até de defecar) durante um período prolongado depois do qual o animal precisa de um certo tempo para se recuperar.
Para hibernar, os animais precisam se preparar. Alguns animais fazem estoques de alimentos em suas tocas e, vez ou outra durante o inverno, despertam brevemente para se alimentar. Outros animais fazem esse estoque de energia na forma de gordura corporal. E, por fim, há aqueles que usam as duas técnicas combinadas.
Outra etapa da preparação para o período de dormência, é a escolha do local ou hibernáculo. Alguns animais, como os ursos, escolhem cavernas rasas para hibernar de forma a ficar abrigados (o que ajuda a manter a temperatura) e ainda assim perceber as mudanças do clima (para saber a hora de despertar). Esquilos, lêmures e outros animais cavam tocas no solo e a recobrem com folhas, barro e outros materiais isolantes. E algumas espécies de insetos constroem casulos para hibernar.







imagens de animais hibernando















No site http://www.infoescola.com/biologia/hibernacao/ você encontra boas informações sobre este assunto.


Texto pesquisado na Internet

Fotos copiadas da Web.