Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 29 de abril de 2014

UIRAPURU

v dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">





Existem várias aves da mesma família e do gênero Pipra que são até chamadas de uirapurus. Mas, esse de quem nós vamos falar é o Uirapuru Verdadeiro.
É um pássaro pequeno (10 cms) e suas penas são entre o avermelhado e o marrom claro. Tem um bico forte, pés grandes e manchas brancas na cabeça.
Veja só como as aparências enganam... um pássaro tão simples, com um jeitinho comum, que canta de maneira maravilhosa. Pois é, o canto do uirapuru é tão famoso que ele é chamado de músico da mata ou de corneta.


Onde vive?

No Brasil, em toda região amazônica, menos no alto do rio Negro e a leste do rio Tapajós.
Seus locais preferidos são sempre em terra firme nas florestas úmidas.


Alimentação

Eles gostam de comer frutas mas também comem insetos e aranhas. É um bicho esperto, porque quando as formigas saem dos formigueiros fazendo uma correição, (quando sai uma fileira de formigas correndo e espantando todos os insetos no caminho), o uirapuru vai atrás delas, porque sabe que vai dar para fazer um banquete com os insetos que elas desentocam.


Hábitos

O uirapuru gosta viver nas partes baixas das árvores, no meio da folhagem. É agitado e anda sozinho ou acompanhado do seu par. Ele as vezes pode estar acompanhando outras espécies de pássaros só porque fica mais fácil arranjar comida.


Reprodução

O uirapuru é muito discreto para construir sua casa, ou melhor, fazer o seu ninho. Eles procuram escondê-lo entre as folhagens e constroem o ninho com raízes e folhas. O tão famoso canto do uirapuru, só acontece na época em que constrói o ninho, entre os meses de outubro e novembro. Na verdade, o canto é lindo, parece uma flauta e você poderá ouvi-lo na Internet, procure no final do livro nossas ligações externas. Tanto o macho como a fêmea cantam, mas o macho canta melhor, o canto dura entre cinco e dez minutos em geral ao amanhecer e ao entardecer. Contam que quando o uirapuru canta, todos os outros pássaros da mata silenciam, para ouvir o seu canto maravilhoso.

Predadores

Esse pássaro está sofrendo com o desmatamento causado pelo homem.


imagens de uirapurus


















ESCUTE NO LINK ABAIXO O CANTO DE UM UIRAPURU
https://www.youtube.com/watch?v=1ptgWSpK_RU





Texto pesquisado na Internet
Fotos copiadas da Web

terça-feira, 22 de abril de 2014

CANÁRIOS- PESQUISE E CONHEÇA MAIS SOBRE ESTES LINDOS PÁSSAROS



Características

Em geral, são de cor amarela e medem cerca de 13,5 centímetros. É um pássaro resistente e de fácil adaptação a temperaturas quentes e frias.
A época de reprodução começa no início da primavera e vai até o fim do verão. A fêmea, bota em média, de três a seis ovos. Alimentam-se basicamente de sementes.

Identificação

Existem no Brasil outras três espécies de canários do mesmo gênero, praticamente idênticas. É quase que impossível distinguir as fêmeas ou imaturos das quatro espécies, pois são todas de coloração básica bege com manchas escuras, compondo um padrão ``carijó´´.
Os machos das quatro espécies são amarelados. Uma característica única do macho de canário-da-terra-verdadeiro (S.flaveola) é sua coroa alaranjada, presente especialmente na plumagem reprodutiva.
O canário-do-amazonas (S. columbiana) difere por ser menor que o da terra, o canário-rasteiro (S.citrina) difere por apresentar coloração esverdeada nas partes superiores e o canário-tipio (S. luteola) difere por apresentar mais manchas marrons que todos os outros, até mesmo na cabeça.
Uma de nossas aves mais famosas, o canário-da-terra é bonito até no canto, que surpreende pela complexidade da melodia e pelo fôlego do animal.
É uma pena que exatamente por estas virtudes é também uma das aves mais perseguidas pelos passarinheiros. Na maior parte do país basta esta ave se aproximar de habitações humanas para as pessoas armarem seus alçapões aguardando sua captura.
Geralmente os exemplares mais cobiçados são os machos, tanto pela coloração vistosa quanto pelo canto mais complexo. Os machos de canários são territoriais e muito agressivos com machos rivais. Essa agressividade dos machos deu origem a uma das práticas mais condenáveis entre alguns passarinheiros, que é a briga de canário, na qual, assim como na briga de galo, as pessoas fazem apostas na ave vencedora. Tais brigas costumam terminar com as duas aves seriamente feridas ou com a morte de uma delas.
Por outro lado existem criadores de aves que prezam muito pela saúde e bem estar de suas aves e há cada dia mais pessoas se esforçando para eliminar a clandestinidade e a captura destas aves na natureza, até porque o canário reproduz-se bem em cativeiro. Alguns destes criadores chegam até mesmo a reintroduzir os canários em locais onde foram dizimados pela caça.
Existem campeonatos para eleger as melhores aves segundo vários parâmetros, como variedades de plumagem e estilos de vocalização. As aves premiadas chegam a alcançar preços muito altos.
Na natureza o canário-da-terra é uma ave que vive em pequenos grupos, ciscando no solo de campos, cerrados e outras formações abertas. É uma ave abundante nos locais onde não é caçada, chegando a formar concentrações de dezenas de indivíduos na época de colheita de grãos.
O ninho é uma tigela rasa feita a base de palha e penas e costuma ser construído em cavidades como ninhos abandonados do joão-de-barro ou locais abrigados como frestas entre telhas de construções rurais.
Fonte: www.bdc.ib.unicamp.br

Características

Mede 13,5 cm de comprimento e peso de 20g. Possui um dos cantos mais apreciados pelos passarinheiros. Plumagem caracteristicamente amarela, com dorso mais acinzentado e topo da cabeça alaranjada no macho.

Habitat

Bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais e pastagens, além de áreas cultivadas.

Ocorrência

Em todo Brasil com exceção da Região Amazônica.

Hábitos

Além da aptidão para o canto, são muito valentes e por isso, infelizmente, utilizados por alguns criminosos como "canários-de-briga". Vivem em pequenos bandos.

Alimentação

Sementes

Reprodução

Reproduzem-se na primavera-verão. Não são muito hábeis na construção do ninho, contentando-se com ocos de paus, forrando-os com palhas e plumas mal escolhidas. Prefere tomar conta de ninhos abandonados por outras espécies.

Ameaças

Caça e tráfico de animais.





















NOTA DO BLOG.
Embora possam existir criadores profissionais, somos da opinião que, mesmo sob ameaça, pássaros são para viver em total liberdade. Nada mais sábio que a Natureza para zelar pela segurança deles, pois o Homem, por melhor que seja sua intenção, não é sábio.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

GATOS BRINCALHÕES ( FOTOS DA INTERNET )



Para descontrair, algumas fotos de gatos fazendo poses.



















































NOTA DO BLOG
Todas as imagens aqui veiculadas forma retiradas da Internet e seus direitos são de seus autores.

terça-feira, 8 de abril de 2014

ELEFANTES - pesquise e conheça mais sobre estes gigantes.









Elefante

Nome comum do maior mamífero terrestre que vive hoje no mundo. Só restam duas espécies vivas: a asiática ou indiana, que vive na Índia e no sudoeste da Ásia, e a africana, que habita a África.

Anatomia do elefante

O elefante é um mamífero que pode viver de 100 a 120 anos. Tem o casco semelhante a unha e a tromba é a característica mais notável da anatomia do elefante. É o resultado da transformação do lábio superior e do nariz num órgão alongado, muscular e carente de ossos. Usa-a para alimentar-se de ervas e folhas ou para sugar água quando bebe. As presas do elefante, que estão profundamente encaixadas no crânio do animal, são, na realidade, dois incisivos superiores muito alongados.
São animais gregórios e a unidade social é formada pela família, constituída por uma fêmea adulta e suas crias. Diversas famílias reúnem-se e formam rebanhos que variam entre quinze e trinta indivíduos; os membros dos rebanhos costumam ser aparentados e sempre são conduzidos por uma fêmea adulta, a matriarca.




Diferenças entre o elefante africano e o asiático

As únicas duas espécies de elefante que sobrevivem na atualidade se diferenciam com facilidade pelo tamanho de suas orelhas: pequenas, no elefante asiático, e muito grandes no elefante africano, mais corpulento (podem medir 1,5 m de comprimento). A tromba preênsil da espécie asiática termina num só lóbulo, enquanto que na africana existem dois lóbulos. As figuras representadas no esquema abaixo correspondem a elefantes machos e, portanto, não se observa a ausência de presas característica da fêmea do elefante asiático, já no elefante africano os dois sexos têm presas. O elefante asiático tem a frente convexa, o lombo arqueado. As duas espécies têm cinco unhas nas patas dianteiras, mas nas traseiras o elefante africano tem três e o asiático, quatro.

Aprendizagem (atuação dos elefantes)

Muitos fatores externos e internos influenciam na aprendizagem, e o indivíduo precisa ter um aparelho chamado "cérebro" para aprender. Está fora de dúvida que o tamanho do cérebro é um fator decisivo na capacidade de aprender. Mas não é apenas o volume total do cérebro que importa, mas sobretudo o do córtex. A quantidade e o tamanho das células nervosas também são importantes.
Um elefante possui um cérebro de 6 kg, e estudiosos observaram que os elefantes (na Índia - onde executam tarefas úteis ao homem), se comportavam como se "soubessem" o que deviam fazer. Esses animais conheciam cerca de 24 comandos para o trabalho, mas, com um mínimo de ordens, puxavam e empurravam toras de madeira, colocando-as num caminhão.
Em testes realizados com elefantes, o animal aprendeu todas as respostas corretas, em troca de recompensa. Em todos os testes, o animal revelou também sua proverbial memória: um ano depois, lembra-se mais de 70 % do que aprendera.

Pré-História

Entre os representantes primitivos dos elefantes, estão os mamutes e os mastodontes - elefantes da Era Glacial. Dos mastodontes havia vários tipos: alguns tinham quatro presas, um par no maxilar superior e outro par no maxilar inferior. Mamute significa em língua tártara, "filho da terra". A explicação para esse nome está no fato de que os nativos da Ásia setentrional encontraram tantos desses animais sepultos na terra e no gelo que acreditaram que eles haviam sido gerados pela própria terra.



Elefante africano

  • Família - Elephantidae:
  • Nome Científico - Loxodonta africana;
  • Peso - de 4 a 6 toneladas;
  • Altura - 5 a 7 metros;
  • Alimentação - (Herbívoro) capim, folhas secas, cascas de árvores e raízes;
  • Tempo de Gestação - 22 meses;
  • Habitat - Florestas tropicais e Savanas;
  • Características - É o maior dos mamíferos terrestres dos tempos modernos. Tanto os machos assim como as fêmeas possuem no maxilar superior dois dentes incisivos (presas) prolongados. Com eles, os elefantes se defendem e procuram alimentos e sais minerais. Os machos são maiores que as fêmeas e possuem também os incisivos mais potentes. A pele é quase nua e a pequena cauda termina numa mecha.




















Elefante asiático

  • Família - Primelephas;
  • Nome Científico - Elephas maximus;
  • Peso - de 3 a 5 toneladas;
  • Altura - 2,40 a 3 metros;
  • Alimentação - Folhagens, ervas, bolbos, frutos;
  • Tempo de Gestação - 22 meses. Nasce uma cria, por vezes, ajudada por outras fêmeas;
  • Habitat - Florestas;
  • Características - São utilizados como animais de carga há séculos. Muito agressivos na época de acasalamento, devido aos altos níveis de hormônios masculinos. Os Elefantes Asiáticos são menores que os africanos, tem orelhas menores e apresentam duas protuberâncias abobadadas em cima dos olhos. Em geral as "presas" são menores.

Classificação científica

Família dos Elefantídeos, ordem dos Proboscídeos.
O elefante asiático é classificado como Elephas maximus e o africano, como Loxodonta africana.