Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

ANIMAIS GIGANTES, DENTRO DE SUAS ESPÉCIES.

TUBARÃO-BALEIA

Chegando a 14 metros de comprimento e pesando mais de 20 toneladas, o tubarão-baleia é de longe o maior peixe do mundo. Ele se alimenta de plâncton enquanto nada calmamente pelo oceano. Seu tamanho avantajado o ajuda a ficar longe de perigo, já que é difícil caçar animais de grande porte.












BESOURO GOLIATHUS GIGANTEUS


100 gramas! Pode não parecer muito, mas estamos falando de um inseto. O besouro Goliathus giganteus é o inseto mais pesado do mundo, mas não é o único com proporções gigantescas. A exposição Planeta Inseto, que começou no dia 15 de março no Museu do Instituto Biológico, em São Paulo (SP), traz outro besouro gigante: o Titanus giganteus pode chegar a 22 centímetros de comprimento e é o inseto com maior volume do mundo












TARTARUGA-DE-COURO


tartaruga-de-couro é a maior tartaruga marinha do mundo, podendo medir até 1,8 metro de comprimento e pesar 800 quilos. Apesar de seu tamanho avantajado, seus ovos são enterrados na areia e são coletados facilmente por caçadores ilegais.












BALEIA-AZUL


baleia-azul é o maior animal do planeta. Com uma dieta à base de crustáceos, pode chegar a comer 6 toneladas por dia, o suficiente para manter o corpinho de 160 toneladas e até 30 metros de comprimento. Com esse tamanho todo era muito visada por baleeiros e chegou à beira da extinção. Hoje a baleia-azul se encontra protegida, mas continua ameaçada segundo a IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).









ÁGUIA DO MAR DE STELLER


Pesando até 9 quilos e com uma envergadura que pode chegar a 2,45 metros, a águia-do-mar-de-Steller é a maior águia do mundo. A pesca excessiva vem forçando as águias-do-mar-Steller a entrar nas florestas em busca de carcaças de animais deixadas por caçadores, levando a um risco de envenenamento por chumbo causado pela ingestão da bala. Hoje ela é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).












GIRAFA


Quando o assunto é altura, nenhum animal supera a girafa, o animal mais alto da Terra. Os machos podem chegar a até 5,5 metros de altura. As fêmeas são um pouco “menos altas”, 4,5 metros. Essa diferença de altura é um benefício para a espécie. Os machos se alimentam de folhas em estratos mais altos e não competem com as fêmeas, que fazem o almoço no andar abaixo.












AVESTRUZ




Com uma altura de até 2,8 metros e um peso que pode chegar a 160 quilos, o avestruz é a maior ave do mundo. Ele é muito pesado para voar, mas pode alcançar 70 quilômetros por hora e sustentar essa velocidade por 30 minutos.










SUCURI OU ANACONDA




sucuri pode chegar a 250 quilos e é a cobra mais pesada da Terra. Seu tamanho avantajado possibilita capturar presas enormes. Até a anta, o maior mamífero da América do Sul, pode fazer parte do seu cardápio.










ELEFANTE AFRICANO




Chegando a pesar até 7 toneladas, o elefante-africano é o maior mamífero terrestre do planeta. Mas um grande tamanho e um habitat tropical é uma combinação perigosa. A área de superfície do animal é pequena em relação a sua massa, o que dificulta a perda de calor. O risco de superaquecer é alto. Para compensar esse fato ele possui grandes orelhas que funcionam como radiadores. O elefante as abana constantemente, criando uma brisa que faz com que o sangue, que passa pelas orelhas, resfrie. Assim, evita que a temperatura chegue a níveis alarmantes.











CROCODILO DE ÁGUA SALGADA




7 metros e 1 tonelada de puro músculo fazem do crocodilo-de-água-salgada o maior réptil do mundo. A média de tamanho é bem inferior, mas um crocodilo do Santuário de Vida Selvagem Bhitarkanika chegou a essas incríveis proporções.











Textos retirados em parte da Internet
fotos copiadas da rede





Quer montar seu aquário? Conheça alguns dos peixes mais coloridos do mundo.



APRESENTAMOS UM BREVE RESUMO DOS PEIXES MAIS COLORIDOS ENCONTRADOS EM MARES, RIOS E LAGOAS.




MANDARIM



Mandarim  vive em fundos ricos em limos e cascalho, de lagoas ou recifes de coral resguardados. Aqui, dissimulado no meio circundante, alimenta-se de pequenos invertebrados do fundo,  captura projetando rapidamente as maxilas para fora. Embora não ultrapasse os 6 cm de comprimento, destaca-se pelas suas  exuberantes e pelo padrão elaborado que lhe cobre o corpo. 









ANGEL IMPERADOR


Angel  (Pomacanthus imperator) é um peixe jovem bem adaptado a  em cativeiro e com uma dieta rica e variada evitará que ele possa incomodar corais mais macios. Na fase adulta o peixe adquire coloração intensa muito vibrante. 










PEIXE-LEÃO


Os Peixes-Leão ou Lionfish também são chamado de peixe escorpião, por causa de seus espinho venenosos. Apesar de sua aparência e seus espinhos os Lions são pacíficos com peixes do seu tamanho, resistentes a doenças e podem ser recomendados até para iniciantes em aquário marinho.

Os Lions são predadores vorazes, engolem qualquer peixe que caibam em sua boca. 










PEIXE-PORCO PALHAÇO


Apesar de resistente é um peixe que necessita de bastante espaço e também gosta muito de se entocar em esconderijos entre as rochas. Ele não costuma ser difícil na alimentação, e aceita com facilidade pedaços de ouriço, camarão, lula ou peixe cortado. Ele deve ser alimentado diversas vezes ao longo do dia. O Clown Triggerfish possui grande predisposição para a agressividade, portanto não deve ser misturado com companheiros de tanque menores ou com temperamento incompatível. Ele também pode mordiscar corais. 








ACARÁ-DISCO


O termo Acará-disco ou peixe-disco é a designação comum aos peixes teleósteos perciformes da família dos ciclídeos do gênero Symphysodon. De distribuição amazônica, corpo discoidal geralmente com faixas escuras verticais, são peixes ornamentais. São pacíficos, onívoros e gostam de pH ácido. 











ZANCLIDAE


Muito popular e bonito, o Moorish Idol (Zanclus cornutus) é um peixe que exige um nível de atenção maior por parte do aquarista. Conhecido como “Gil”, do filme “Procurando Nemo”, o Zanclus é um animal que apresenta certa resistência para se alimentar de rações, podendo vir a beliscar corais. Há, no entanto, novas rações e produtos desenvolvidos justamente para incentivar a alimentação desse animal, o que é muito eficaz.


O Moorish Idol é encontrado em muitas regiões do planeta, onde as águas são mais quentes. Há grande ocorrência dessa espécie na região da grande barreira de corais. Pode haver variação na cor ou formação, devido a cada animal ser único. 











PEIXE-PALHAÇO


Os Peixes-Palhaço, também denominados Peixes da Anêmona, são da família Pomacentridae e de várias espécies, dentre as quais, as mais conhecidas são o Palhaço Tomate, o Palhaço Comum (Ocellaris), o Palhaço Sebae e o Palhaço Marrom e todas sobrevivem em cativeiro sem grandes dificuldades. É impossível falar sobre o Peixe-Palhaço sem ligá-lo à Anêmona-do-Mar, a sua principal companhia. Apesar da aparência  inofensiva, a Anêmona-do-Mar possui células na ponta dos tentáculos, que queimam e  paralisam os peixes, para, em seguida, devorá-los. As anêmonas liberam substâncias químicas que atraem o Peixe-Palhaço, imune ao seu veneno. O muco que recobre esse peixe não contém os elementos que ativam a liberação da secreção venenosa, assim, eles fazem uma ótima parceria. Graças a essa harmonia, suas refeições (pequenos invertebrados) estão sempre garantidas. Esses simpáticos peixinhos medem cerca de cinco centímetros e pesam, no máximo, 150 gramas. Pequeninos no tamanho, mas exuberantes na vibração de suas cores, os Peixes-Palhaço possuem a capacidade de alternar seu sexo. Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ou seja, eles nascem machos e, de acordo com a natureza de cada um, transformam-se em fêmeas ou não. 











PEIXE-PAPAGAIO ARCO-ÍRIS


Nomeado Peixe Papagaio por causa de sua calcárias-como bicos de aves. O papagaio usa esses bicos para esmagar e comer os pequenos invertebrados que vivem nos corais. Grande parte do piso de areia e mar de recifes de coral são, na verdade restos de refeições do peixe papagaio, eles mastigam os corais, invertebrados e cospem o cálcio restante. Na maioria das espécies, a fase inicial é vermelho escura, marrom ou cinza, enquanto a fase terminal é vividamente verde ou azul ou amarela com brilhantes manchas rosadas.










NOTA DO BLOG.
EXISTEM AINDA MILHARES DE ESPÉCIES QUE PODERIAM FIGURAR NESTA LISTA E AINDA MUITAS OUTRAS CENTENAS QUE AINDA NÃO FORAM DESCOBERTAS PELO HOMEM.

O aquarismo vem se tornado uma febre em várias partes do mundo.
Montar um aquário, por experiência própria, é uma boa terapia, mas requer alguns cuidados básicos.
Quando iniciei, tive algumas dificuldades, mas procurando na Internet achei boas dicas.
De modo profissional, indico 4 boas leituras para quem quer cuidar de aquários.

introdução ao aquarismo

como criar betta

como criar acará disco

como criar guppy



Textos pesquisado na Internet
fotos copiadas da Rede