Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Esquilos, conheça este simpático mamífero roedor.

Hoje conheceremos um pouco mais sobre uma simpática família de roedores pequenos: os esquilos.
É uma família numerosa, com cerca de 250 espécies espalhadas em quase todos os lugares do mundo.
São conhecidas espécies de esquilos que vivem em árvores, chamados de arborícolas, esquilos voadores,na verdade esquilos arborícolas com algumas particularidades e esquilos terrestres, bem adaptados para a vida no solo.
Os esquilos arborícolas apresentam hábitos diurnos e vivem no alto das árvores. Passam a maior parte de sua vida lá encima, e só descem ao solo em busca de alimentos para armazenar nos buracos das árvores.
São os maiores em número da família, e podemos dar como exemplo desta família, o esquilo-vermelho, o esquilo-cinzento-americano e o esquilo-peruano.
Os esquilos voadores diferem dos arborícolas por possuírem hábitos noturnos, olhos mais aguçados que os irmãos e uma membrana que vai das patas dianteiras até as patas traseiras, permitindo-lhes fazer voos de uma árvore para outra. Esta membrana também dificulta sua locomoção pelo solo, por isso raramente descem ao chão.
O esquilo terrestre apresenta hábitos diurnos e cavam túneis debaixo do solo para construírem seu ninho.
Vivem em grupos e cada um tem seu papel dentro do ninho.
As sementes são a base alimentar dos esquilos e eles possuem presas fortes que partem com facilidade a mais dura delas. Comem também frutas e insetos. Gostam de guardar alimentos e muitas vezes enterram sementes que acabam por germinar, originando belas árvores.
O tamanho do esquilo varia de acordo com a espécie. No período de gestação os pais preparam seus ninhos com folhas e galhos, para receberem os filhotes. A fêmea ficará entre 30/32 dias de gestação e dará à luz de 3 até 5 filhotes por vez.
A reprodução ocorre na primavera e no verão, portanto duas vezes no ano a fêmea dará à luz. Os filhotes nascem cegos e sem pelos.


imagens-ilustrativas-de-esquilos-arborícolas.












fotos-ilustrativas-do-esquilo-voador.










fotos-ilustrativas-do-esquilo-terrestre.












texto escrito pelo autor do blog

fotos copiadas da net


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Gato Savannah, pesquise e conheça este raro híbrido que pode custar 15 mil dólares.

Este felino é o resultado do cruzamento de um felino selvagem, típico das Savanas, o Serval e um gato doméstico. É uma raça muito rara, pois o cruzamento de espécies diferentes, resultou em animais estéreis.
É um animal de porte avantajado, dócil, de pelos exóticos e que adoram o contato intermitente com seus donos. Não estranham a companhia de outros animais, estão sempre se esfregando nas pessoas, mesmo estranhos, gostam do convívio com crianças, mas herdaram do Serval o gosto pela caça de pequenas aves. Não temem qualquer altura e a água.
São felinos com venda controlada. Alguns espécimes podem custar em torno de 15 mil dólares e quando comprados, deverão estar castrados e com um chip implantado no corpo.

imagens-ilustrativas-do-gato-savannah.
















texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Valhund Sueco, pesquise e conheça o cão dos Vikings.



Esta raça de cães quase foi extinta durante a Primeira Guerra Mundial. É uma rara raça de cão Sueco levada à Escandinávia pelos Vikings, inicialmente para serem cães de pastoreio de gado, cães de guarda e caçadores de ratos. Sua principal característica são as perninhas baixas, o que lhes trazem muitos problemas de coluna.
Este cão Viking é corajoso, alerta, amigo, forte e muito inteligente. Podem viver por até 15 anos, pesar 14 kg e medir de altura, 30/33 centímetros.
São bons companheiros e gostam do convívio com seus donos, necessitam de treino quando ainda filhotes e com estranhos, gostam de lhes morder os calcanhares.


imagens-ilustrativas-do-cão-valhund-sueco











texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Amigos e colaboradores do Blog.

Problemas técnicos com a Internet estão nos impedindo de fazer postagens no Blog.

Isto acontece desde antes do carnaval. Assim que for solucionado, retornaremos às nossas postagens.
Pedimos desculpas à todos.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pinguim, conheça esta ave que não voa.

Eles são aves marinhas, habilidosas para nadar, desajeitados para caminhar sobre o solo, possuem asas mas não voam.
Os Pinguins vivem em regiões frias do hemisfério sul. Existem 18 espécies deste animal, maioria vivendo na Antártida, ilhas da Nova Zelândia e algumas em regiões africanas, América do Sul e Austrália.
Possuem uma grossa camada de gordura para proteção contra o frio. Suas asas são cobertas por nadadeiras com plumas lisas e gordurosas, tornando-as impermeáveis. Passam a maior parte do seu tempo dentro da água, são excelentes nadadores, podendo atingir velocidades superiores aos 40 km/h. Pesam entre 20 e 30 kg, possuem peito branco e dorso negro. São muito curiosos e brincalhões e podem viver por até 30 anos. Seus predadores naturais são focas, baleias, orcas e tubarões. Mas seu maior matador e inimigo é o HOMEM.
Se reproduzem colocando ovos em ninhos feitos nas pedras. O período de incubação dura entre 5 a 6 semanas e fêmea e macho se revezam na incubação dos ovos. São animais fiéis e raramente se separam.
Sua alimentação vai dos crustáceos, moluscos, peixes, até animais marinhos.
Algumas raças de pinguins são levadas por correntes marítimas para fora do seu habitat natural, aparecendo vez ou outra em locais afastados e em condições adversas, como praias do litoral do Rio de Janeiro e outros litorais.

imagens-ilustrativas-de-pinguins.












texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Leão-das-Cavernas, conheça o maior felino que já existiu.

Este foi sem dúvida o maior felino que já existiu. Muito maior que o nosso  leão e tigres atuais, o leão-da-montanha media cerca de 3,70 metros de comprimento e pesava cerca de 300 kg. Infelizmente a espécie já não existe mais. Vivia na Europa há mais de 300 anos , de onde se espalhou para outros lugares, dando origem ao atual rei da selva.
As maiores informações que se tem sobre eles foram retiradas de pinturas encontradas em cavernas e estátuas de argila, que os retrata com pequenas jubas e listras fracas pelo corpo, ao estilo dos tigres. Embora com esse nome, estudos mostram que ele não vivia exclusivamente dentro de cavernas. Habitava estepes e planícies abertas, onde caçava em grupo. Era um carnívoro vigoroso e suas caças incluíam até ursos e renas. A extinção da espécie provavelmente está ligada com mudanças climáticas do período.


pinturas-ilustrativas-do-leão-da-caverna






texto pesquisado e escrito pelo autor do blog
ilustrações copiadas da net

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Orangotango-de-Sumatra, conheça esta rara espécie de primata.

Existem apenas duas espécies de orangotangos no mundo e ambas só são encontradas em Ilhas da Indonésia: o Orangotango de Sumatra e o Orangotango de Bórneo. Hoje conheceremos um pouco da espécie mais ameaçada e rara, o Orangotango-de-Sumatra.
Só encontrado na ilha que lhe dá nome, o Orangotango-de-Sumatra   se alimenta mais de frutas do que seu conterrâneo de Bórneo. São animais pequenos, medindo cerca de 1,50 metros de altura (macho) e 0,90 centímetros ( fêmea). Pesam, os machos, cerca de 90 kg e a fêmea cerca de 45 kg. Suas pelagens longas puxam mais para o vermelho. Além de frutas gostam também de comer ovos de aves e larvas de insetos, que capturam usando um galho para cavar os troncos de árvores e retirá-los.
Vivem mais sobre as árvores e raramente descem ao chão. Se descer, sabe, que ali poderá encontrar o seu maior predador natural: Tigres-de-Sumatra.
Em sociedade vivem de forma diversa. Machos adultos evitam contato com outros machos adultos. Fêmeas maduras dispensam machos jovens, pois preferem acasalar com adultos. Crias ficam com a mãe por até 3 anos e mesmo depois deste tempo ainda se associam com ela. Apesar dessa diversidade, grupos ainda se reúnem na hora de se alimentar. A expectativa de vida de um Orangotango-de-Sumatra é de cerca de 50 anos. A fêmea só dá à luz a um único filhote e este leva até 275 dias para nascer e ela só engravidará 8 anos depois de dar cria.
Pesquisas realizadas na Ilha, estimou o número de indivíduos em cerca de 7.300. Alguns em áreas de proteção e outros em vida selvagem. Sua maior ameaça de extinção provêm de empresas que exploram o óleo extraído da árvore palma, pois destroem florestas nativas para atingir às árvores desejadas.

imagens-ilustrativas-do-orangotango-de-sumatra.






texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Lhasa Apso, um cão considerado sagrado.

O Lhasa Apso é um cão com aproximadamente 500 anos de história, originário do Tibete, e que vivia nos mosteiros e até na casa do Dalai Lama. São animais dóceis e corajosos e escutam muito bem. No país é considerado um cão sagrado, pois os budistas acreditam ser ele um encarnação de antigos Lamas. 
Era um animal que não podia ser vendido,apenas presenteado. O Ocidente só o conheceria muitos anos depois.  A Inglaterra foi o primeiro país que o recebeu, isto em 1900, quando oficiais do exército britânico os levaram para o país.
Os Estados Unidos só receberia a raça em 1933, dados pelo próprio Dalai Lama.
É um cão independente, teimoso, calmo e distante com estranhos. Precisa de treinamento correto para acabar com sua teimosia. Se não o for, trará problemas comportamentais. Mesmo os cães adultos parecem crianças, pois mantêm sua atitude jovial. A raça pode viver de 12 até 15 anos e os filhotes gostam mais da companhia dos donos adultos do que das crianças. Toda a brincadeira de um cão com uma criança da família deve ser sempre observada pelo adulto para não acontecerem problemas.
Os Lhasas vivem muito bem dentro de casa e até em poucos espaços, pois não necessitam gastar muito a sua energia. Brincam sozinhos quando estão sós em casa. Latem somente quando necessário.


imagens-ilustrativas-do-lhasa apso.



































texto escrito pelo autor do blog
fotos ilustrativas copiadas da net.