Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vombate, conheça este raro ¨ parente ¨ dos cangurus.

Hoje conheceremos um raro parente dos cangurus. Quadrúpedes que medem cerca de 1 metro de comprimento,peso entre 20 e 35 kg, com uma cauda curta e grossa, os Vombates são encontrados em alguns locais da Austrália.
São animais que possuem a característica bolsa dos cangurus, só que voltada para as costas, impedindo que a terra escavada pelas fêmeas caia sobre o filhote. Eles possuem dentes iguais ao dos roedores e poderosas garras para escavarem tocas e túneis. São animais difíceis de serem vistos, pois possuem hábitos noturnos.
Sua alimentação herbívora vai de gramas, ervas a até cascas de árvores.
São conhecidas 3 espécies deste animal, e sua coloração vai do marrom, cinza até o negro. As fêmeas dão à luz a um único filhote durante a primavera, depois de uma gestação de 21 dias. A mãe amamentará sua cria por até 15 meses, sendo que por 7 meses ele ficará escondido dentro da sua bolsa marsupial.
São animais territorialistas e defendem seu lugar com violência. De metabolismo lento, chegam a levar 14 dias para fazer a digestão, conseguem sobreviver em condições adversas.
Seu maior predador é o Diabo-da-Tasmânia e o Dingo. Quando atacado, o Vombate se esconde em suas tocas e usa para broquear a entrada, sua forte traseira encouraçada. Um coice deste animal pode esmagar a cabeça de um predador.
Um Vombate assustado pode derrubar facilmente um humano, além de sua mordida ser cortante e séria.
O número muito reduzido deste animal se deve às doenças que atacam a espécie. Sarna Sarcótica levam a uma morte longa e dolorosa. Doença pulmonar sem cura mata muitos indivíduos. Doenças e vírus trazidos por atividades agrícolas afetam os Vombates. Veterinários não possuem conhecimento de como combater essas doenças
A destruição do habitat também tem tido um grande impacto sobre os números de vombates. As fontes de água e áreas de pastagem vêm sendo limitadas em fazendas, foçando os vombates a viver em pequenas faixas de terra. Apesar da Austrália ser um país de grandes proporções, há poucas áreas onde os vombates possam viver sem perturbações. Eles estão confinados numa pequena secção da costa leste da Austrália. A menos que sejam totalmente protegidos, a sua distribuição limitada irá se reduzir ainda mais.
Esforços estão sendo feitos para a recuperação das espécies.Uma empresa de mineração da Suíça, já patrocinou um projeto de reintrodução, que consiste em transladar um número de Vombates para formar uma nova colônia .
Muitos parques, zoológicos e outras instituições turísticas em toda a Austrália têm Vombates em exposição pública, e eles são bastante populares. Eles podem ser desajeitadamente domados num ambiente de cativeiro, e até mesmo persuadidos a se deixar ser acariciados e segurados, com a possibilidade de tornarem-se bastante amigáveis.


imagens-ilustrativas-de-vombates.

















texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisa na WIKIPÉDIA.
fotos copiadas da net.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.