Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

Cascavel: conheça características, habitat, comportamento, alimentação e reprodução deste terrível predador.

Elas são terríveis. Não são monstros que perseguem pessoas à longas distâncias, muito pelo contrário. Elas só atacam quando se sentem ameaçadas e aí, coitado de quem cruza o seu caminho. As Cascavéis estão entre as serpentes venenosas mais temíveis do planeta. Dependendo da vítima, seu veneno pode matar em minutos.
Elas habitam regiões de serrado, regiões secas e locais com pedras e areia. Podem ser encontradas da América Central até a América do Sul. Do México até a Argentina, inclusive o Brasil. Raramente são vistas em florestas.
A principal característica deste réptil é o guizo no final de sua cauda. Esse guizo correspondem às trocas de peles que o animal fez no decorrer do tempo e nada tem haver com idade. Ao trocar de pele o animal fica com pequenas escamas na ponta da cauda e com o decorrer das trocas, essas escamas formam anéis. Ao sacudir a cauda, as Cascavéis avisam de sua presença e espantar predadores maiores que ela, evitando um confronto. O barulho lembra um pequeno chocalho. Além dessa característica marcante, elas possuem a cor amarronzada e losangos escuros pelo corpo. Os machos são maiores do que as fêmeas, e podem ter 1,5 mts de comprimento.
Seu comportamento é mais noturno e ao amanhecer, mas também podem caçar durante o dia. Apesar de terríveis, são até calmas. Se não estiverem caçando, só atacam se sentirem ameaçadas e seu bote é rápido e violento. Seu veneno é neurotóxico, atuando no sistema nervoso central. Sem atendimento imediato, uma pessoa pode morrer em minutos se picada por uma Cascavel.
Cascavéis se alimentam de roedores, aves, lagartos e outras cobras. Pica a vítima e espera pacientemente que ela morra. Então engole-a, começando pela cabeça.
Na reprodução, a espécie é uma das poucas que apresenta dois tipos de fecundação. Os filhotes nascem dentro da fêmea  e lá ficam por cerca de 6 meses  completando seu desenvolvimento. Depois ela fará a postura de ovos com essas cobrinhas Isto é chamado de reprodução Ovovivípara. Ao todo podem nascer entre 15 e 24 filhotes, que já são venenosos o suficiente para matar.
São conhecidas 5 espécies de Cascavel e o maior predador desta terrível serpente é uma cobra-não-venenosa chamada Muçurana. O veneno da Cascavel não faz efeito nela e depois de uma terrível luta, a Muçurana acaba engolindo a Cascavel inteira.
Uma cascavel pode viver por até 20 anos.
Cascavéis não enxergam muito bem e usam sua língua para localizar tudo ao seu redor. Cheiros e movimentos são percebidos pela língua por um processo químico e ela ¨ vê ¨ mais do que muitos animais que enxergam bem.


imagens-ilustrativas-da-cascavel.



















imagens-ilustrativas-da-muçurana.













no link abaixo assista a uma muçurana atacando uma cascavel.







texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.




Um comentário:

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.