Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sagui-Imperador: conheça este mamífero bigodudo.


O Sagui-Imperador é um primata mamífero cuja principal característica é o seu longo bigode branco que se estende até o seu peito. Suas cores variam entre o cinza, castanho, amarelo e laranja. Suas unhas são formidáveis, iguais à garras.Esses animais só são encontrados no Peru, Brasil e Bolívia. Fora desses locais, só em Zoos ou contrabandeados.
Os Saguis-Imperador possuem hábitos diurnos e passam quase todo o seu tempo em árvores. Formam bandos de no máximo 15 indivíduos, misturando-se fêmeas e machos. Demarcam seu território e dificilmente saem dele. Os adultos são extremamente atentos aos inimigos naturais e tomam conta dos filhotes. Nos Saguis-Imperador também existe hierarquia de um casal dominante e que só ele pode se reproduzir. Esta fêmea manda no bando e as outras fêmeas ajudam na criação dos filhotes desta e não podem se reproduzir a não ser que apareça no grupo um macho de fora.
A gestação de uma fêmea grávida dura até 145 dias, sendo que nascem até 3 crias por vez. O macho auxilia no nascimento e criação dos filhotes, que ficam sob sua responsabilidade por até 7 semanas.
Se alimentam de frutas, flores, folhas, pequenos invertebrados e néctar, sendo que um ou outro alimento vai ser predominante dependendo da época do ano.
São animais que medem de corpo cerca de 25 centímetros de comprimento, mais uma cauda de 40 centímetros e peso de no máximo 500 gramas.
É uma das poucas espécies de Saguis que não se encontra ameaçada.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-sagui-imperador.



















no link abaixo assista a um sagui-imperador e seu filhote.








texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.