AMIGOS, LEIAM A MANCHETE SOBRE O VAZAMENTO DE ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS E O DESTINO DO MATERIAL RECOLHIDO PELA EMPRESA AMERICANA, CHEVRON.
BRASÍLIA -
Parlamentares questionam a petroleira Chevron sobre o destino de resíduos resultantes do vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ). Ontem, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar as investigações do derramamento vistoriou dois depósitos da Contecom, para onde foi destinado o material. Na ocasião, os parlamentares identificaram que resíduos dos 80 mil litros de água e óleo retirados do Campo de Frade estão chegando à rede pluvial de Duque de Caixias, município da Baixada Fluminense.
"A Chevron disse estar envergonhada pelo acidente. Deveria estar envergonhada também com o destino do óleo derramado", apontou o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ). A petroleira se limitou a responder ontem, por meio de nota, que "a Contecom é uma empresa independente sub-contratada pela Brasco, com aprovação da Chevron, para disposição final de resíduos, a qual possui licença de operação pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro)."
Após o derramamento, a petroleira contratou a Brasco para gerenciar os materiais retirados da costa fluminense. Chico Alencar, no entanto, criticou a justificativa da Chevron. "A Contecom tem licença vencida. Há uma cumplicidade criminosa do órgão estadual de meio ambiente. A Chevron não respondeu de maneira responsável a esse episódio", atacou. "O episódio em Caxias mostra que a ANP (Agência Nacional de Petróleo) não está fiscalizando. "Vocês [empresas] se autofiscalizam", apontou o deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ) O deputado do PSOL também refutou as afirmações do representante da Chevron Brasil, Luis Bastos, de que há um vazamento "residual" de óleo na região. "O vazamento continua, ainda que em menor quantidade. Estamos com esse episódio há 23 dias e a vedação total do poço não foi comunicada pela ANP ou pela Chevron", disse Chico Alencar.
ESTE BLOG PERGUNTA: ATÉ AGORA NÃO OUVIMOS NINGUÉM FALAR SOBRE O DANO CAUSADO AOS ANIMAIS MARINHOS E AVES. ALÉM DE AVACALHAR COM A VIDA LOCAL, AINDA TIVERAM A CORAGEM DE LEVAR SEUS DEJETOS PARA PERTO DE VIDAS HUMANAS, CLARO QUE COM A CONIVÊNCIA DE DITOS ÓRGÃOS DE ( sic ) PROTEÇÃO AMBIENTAL,POIS ESTES DITOS ÓRGÃOS JÁ DEVERIAM ESTAR DE PRONTIDÃO PARA SABEREM ONDE ESTES RESÍDUOS SERIAM JOGADOS.TUDO COMO ANTES NO QUARTEL DE ABRANTES: NÃO VAI DAR EM NADA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.