quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Morre Chita, macaco companheiro do Tarzan.


A popular macaca Chita, que protagonizou nas décadas de 1930 e 1940 ao menos 12 filmes do herói Tarzan, morreu aos 81 anos em consequência de problemas renais no refúgio de animais The Suncoast Primate Sanctuary de Palm Harbor, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Chita constava desde 2001 no livro Guiness dos Recordes como o macaco mais velho do mundo.
De acordo com o site da fundação, o chimpanzé morreu no dia 24 de dezembro. Um espaço no portal da entidade  foi criado para que fãs possam deixar homenagens.

O famoso animal companheiro de Tarzan, interpretado por Johnny Weissmuller, nasceu originalmente na Libéria e se chamava Jiggs. No cinema, foi rebatizado como Cheetah e, por conta da grafia, no mundo latino ficou conhecido como Chita. O nome criou confusão e fez com que o público acreditasse que se tratava de uma macaca, quando na verdade Chita era um macho.
Apesar do estrelato, o macaco teve cerca de uma dezena de chimpanzés dublês nas filmagens ao longo dos anos. Uma curiosidade é que o personagem não existe nos livros de Edgar Rice Burroughs, autor das aventuras originais de Tarzan.
Em 2006, por ocasião de seu 74º aniversário, Chita recebeu uma homenagem e o prêmio Calabuch por seus méritos artísticos no Festival Internacional de Cinema de Comédia de Peñíscola, na Espanha.
Por três vezes foi solicitada sua inclusão na Calçada da Fama de Hollywood, ao lado de atores animais como Lassie e Rin Tin Tin, mas nunca teve a marca de suas patas imortalizadas no local.
Em 2008, o autor inglês James Lever escreveu uma autobiografia fictícia da macaca intitulada "Eu, Chita" ("Me, Cheeta"), inédita no Brasil, em que o chimpazé traçava comentários sobre a era de ouro de Hollywood, nos anos 1930. O livro foi um dos finalistas do Man Booker, o mais prestigiado prêmio literário britânico.










texto escrito pelo autor do blog


fotos ilustrativas copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.