sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Boto cor de rosa, conheça este golfinho que à noite vira um galante e sedutor rapaz.

Os botos são mamíferos marinhos, parecidos com os golfinhos, mas não iguais. Golfinhos vivem no mar e são acinzentados. Os botos vivem nos rios, são pretos, acinzentados ou meio avermelhados.A coloração deles vai depender da idade e o local onde o animal vive.
Os botos são comuns em rios da América do Sul e na bacia do rio Orenoco, na Venezuela. Uma das suas maiores características são os pelos sobre a parte superior do bico, provavelmente usadas como função tátil. Um boto pode medir 2,5 mts de comprimento e pesar 160 Kg. Ao contrário dos golfinhos que gostam de andar em grupo, os botos são animais solitários. Sua alimentação vai de peixes a até moluscos e crustáceos.
Na estação da procriação, geralmente entre outubro e novembro, os níveis dos rios chegam ao limite.
A fêmea ficará grávida por 8,5 meses e os filhotes ao nascerem, medirão 80 cm, ficando sob os cuidados da mãe, mamando, por até 1 ano.
Os botos adultos têm olhos pequenos e não enxergam muito bem. Se comunicam emitindo finos gritos.
Motivos ridículos criados pelo seu maior predador, o homem, ameaçam a vida deste mamífero. Sua carne não é muito apreciada, mas utilizam sua gordura para uso em lanternas e os olhos e genitálias para feitiço, pois acreditam que quem os possuir, pode arranjar namorada ou namorado rapidamente. Este ridículo feitiço está ligado à lenda de que ao cair a noite na Amazônia, o boto-cor-de-rosa deixa os rios e se transforma em um lindo e sedutor rapaz, que sai em busca de uma garota para namorar. De madrugada, retorna para o rio. Essa lenda é usada para explicar por que tantas meninas têm filhos sem pai: são todos filhos do boto. Eu, particularmente, chamo isto de outra coisa!





imagens-ilustrativas-do-boto-cor-de-rosa

















texto escrito pelo autor do blog

fotos copiadas da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.