Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cegonhas, elas realmente trazem os bebês?

A cegonha é uma ave pernalta, corpo robusto, cabeça grande, bico comprido e patas muito compridas.
Sua plumagem é quase toda branca e pode ser encontrada na Europa, África e ásia, sendo uma ave de passagem, que busca sempre locais de temperatura quente. Existem algumas espécies de cegonhas, mas a de maior população é a cegonha-branca. A melhor época de observação destas aves é a primavera, quando estão chocando os seus ovos.A cegonha só vai ter um único parceiro na vida. No período de acasalamento, entre março e maio, edificam seus ninhos no topo de árvores altas, mas também em torres, chaminés, postes ou ainda em construções do homem. Nestes, a fêmea depositará de 3 a 5 ovos brancos, que serão chocados ao longo de 30 dias. Durante a primavera,o rebuliço na área de procriação destas aves é enorme. Grande números de recém nascidos não sobreviverá, pois grandes tempestades os fazem despencar dos ninhos e no chão, sem defesa, serão devorados por uma grande quantidade de predadores. Mesmo assim, ainda sobreviverão uma grande quantidade de aves.
A cegonha alimenta-se de pequenos animais vivos, como insetos, vermes, peixes, repteis e até de lixos produzidos por nós.
Algumas espécies destas aves se criam na Europa na primavera e no verão, se deslocam para a África no outono e no inverno, em busca de melhores fontes de alimentos. Percorrem esta grandes distâncias, enfrentando diversos perigos, aproveitando as correntes de ar ascendentes para poderem voar por bastante tempo sem precisar bater as asas, poupando energia.
A lenda cegonhas/bebês surgiu primeiro na Escandinávia e no século XIX, se espalhou pelo mundo graças aos contos infantis do escrito dinamarquês Hans Christian Andersen. Segundo a tradição escandinava, na época em que os bebês nasciam em casa, as mães falavam aos outros filhos que o nascido havia sido trazido por uma cegonha, isto para explicar o aparecimento de um novo membro da família. O animal tinha sido escolhido como símbolo por ser uma ave dócil e protetora e as jovens cegonhas terem o costume de dedicar atenção e carinho às aves mais velhas e doentes. Esta mistura de generosidade e fidelidade criou um símbolo perfeito. E Andersen, em seus contos infantis, divulgaria essa lenda para o restante do mundo.


imagens-ilustrativas-da-ave-cegonha




























texto escrito pelo autor do blog

pesquisa sobre a lenda das cegonhas feitas na web

fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.