LAMPREIA
Nome de diversas espécies de peixes de água doce e salgada com forma de enguia. Estes peixes apresentam a boca transformada em ventosa circular e uma língua adaptada para raspar o fundo dos rios, em busca de alimentos.
No topo da cabeça há um olho e uma única narina, nas laterais os outros dois olhos são grandes.
Tanto a espécie de rio quanto a marinha, em período de reprodução, o fazem nos rios e os filhotes ali ficam até tornarem-se adultos. As lampreias adultas, depois de se reproduzirem nos rios, morrem. Várias espécies deste peixa são consumidas como alimento.
imagens-ilustrativas-das-lampreias.
FOSSA
Mamífero carnívoro só encontrado na ilha de Madagascar. Se parece muito com gatos, mas gosta de ficar escondida na mata, de hábitos diurnos, só foi descoberta pelos cientistas há pouco tempo.
Feroz, ataca com muita rapidez, pulando sobre aves e mamíferos. São solitários e só no verão procuram parceiros. A fêmea no cio, vai para o topo de uma árvore, e espera os machos que serão atraídos pelo seu cheiro. Estes entrarão em luta e o mais forte terá o direito de acasalar com ela. Mas a briga ainda continuará com os restantes e os vencedores também terão esse direito. Semanas depois, ela descerá para fazer seu ninho onde dará à luz. Nascem entre 2 e 4 filhotes, que ela amamentará e ensinará a caçar.
imagens-ilustrativas-da-fossa
COLUGO
Mamíferos de porte médio que se assemelha ao Lêmures, medindo cerca de 45 cm de comprimento.
São animais de hábitos noturnos, vivendo nas árvores da floresta tropical do Sudeste Asiático. Pouco se sabe sobre sua reprodução. Alimentam-se de frutos, folhas e seiva. Nas árvores, pulam de galho em galho, usando poderosas garras para se fixarem nos galhos.
Existem duas espécies conhecidas deste animal e ambas são ameaçadas de extinção pela destruição do seu habitat e caça predatória.
imagens-ilustrativas-do-colugo.
DUIKER-ZEBRADO
Pequeno antílope restrito a Libéria, sudoeste da Costa do Marfim e leste da Serra Leoa.
Se alimenta de plantas e usa a grande velocidade como defesa de seus predadores. Vive escondido dentro das florestas.
imagens-ilustrativas-do-duiker-zebrado.
PSYCHROLUTES MARCIDUS
Esse eu acho o mais estranho de todos. É uma espécie de peixe de águas profundas das costas da Austrália e Tasmânia, raramente visto pelos humanos.
Vive nas profundezas, suportando altas pressões. Seu corpo é uma gelatina que flutua na água. Se alimenta de siris e águas-marinhas. Sobre sua reprodução, só se sabe que ele senta sobre seus ovos até eclodirem.
Enfrenta grande risco de extinção pela pesca predatória de outros peixes, sendo ele vítima de grandes redes de arrastões.
imagens-ilustrativas-do-psycrolutes-marcidus.
MACROCHEIRA KAEMPFERI
Também conhecido como caranguejo-aranha-gigante, é considerado o maior artrópode do mundo. Pode medir de pata para pata 4 metros e pesar 20 Kg. Habita grandes profundidades do Oceano Pacífico e Japão.
imagens-ilustrativas-do-macrocheira-kaempferi
Muitos outros animais podem ser incluídos nesta relação e outros ainda nem foram descobertos.
Seja como for, com qualquer aparência, todos devem ser protegidos.
texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisas na web
fotos copiadas da net apenas para ilustração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.