quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pelicano, uma ave comparada a Jesus.

Religião à parte, hoje conheceremos um pouco mais sobre o pelicano, ave cuja principal característica é o longo pescoço.Tirando a Antártida, os pelicanos são achados em todos os outros continentes.
Fisicamente os machos são maiores que as fêmeas, podendo chegar a medir 3 metros da ponta de uma asa para a ponta da outra, e pesar até 15 Kg. Sua alimentação básica é composta por peixes, mas também come estrelas-do-mar e outros crustáceos, que captura com facilidade devido ao longo bico.
São animais antigos na Terra, pois na pré-história já existia antepassados do atual pelicano. Existem diversas espécies desta ave de acordo com o continente onde vivem.
Quando se alimenta, o pelicano não come imediatamente tudo o que captura. Na bolsa situada abaixo do seu bico, ele guarda algumas presas para posterior consumo. Em época de reprodução, constroem seus ninhos na vegetação que margeia rios de água doce nos continentes europeu, africano e asiático, para onde migram, isto nos meses de Março ou Abril. Nestes locais, a fêmea faz a postura de 2 ou 3 ovos, que levarão 28 a 30 dias para serem chocados. São inúmeros nascimentos e grande maioria não sobreviverá, tornando-se presas de seus predadores naturais.
É na reprodução que foi feita a comparação do pelicano com Jesus Cristo. Os medievais consideravam esta ave muito zelosa com seus filhotes, pois se não houver alimento, segundo eles, os pais lhes dava o próprio sangue. Isto se espalhou pelo mundo a ponto dos pelicanos serem símbolos da Paixão de Cristo e da Eucaristia. Em outra versão humana, achavam que o pelicano costumava matar seus filhotes para estes não sofrerem com a falta de alimento, e depois ressuscitá-los com o seu sangue.

imagens-ilustrativas-de-pelicanos.















texto escrito pelo autor do blog
fotos ilustrativas copiadas da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.