As cotovias são aves de canto belo, igual ao do rouxinol. Estando sol ou chovendo, por vários minutos elas entoam seu canto. São encontradas em terrenos de países europeus, asiáticos e africanos. Medem entre 10/20 cm de comprimento e plumagem parda, com um pequeno tufo de penas na cabeça. Gosta de se mover sobre os gramados secos, onde, pela sua cor, se torna quase ¨ invisível ¨ e onde buscará sementes, gramas e insetos para a sua alimentação.
Voa muito bem e no período de acasalamento, ocorrem disputas agressivas entre os machos. A fêmea faz o seu ninho no chão e fará a postura de 2 a 6 ovos, que serão chocados por até 15 dias. O casal cuida junto das crias e estas deixam o ninho com apenas uma semana de vida, antes mesmo de terem aprendido a voar. Ao todo são contados 75 espécies de cotovias pelo mundo.
São aves de migração parcial, saindo dos lugares mais frios para outros de temperatura amena.Como sempre, o seu maior perseguidor é o homem, que às considera uma ¨ boa caça¨. Fora esse, carnívoros e aves de rapina são seus predadores naturais.
É considerado uma ave sagrada para os gauleses, pois ¨ quem tiver os pés de uma cotovia, nunca será perseguido ¨. Esta também presente em histórias e lendas populares francesas.
imagens-ilustrativas-de-cotovias.
No link abaixo, clique para conhecer o canto de uma cotovia.
texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
vídeo compartilhado do you tube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.