Está espécie de baleia originou um romance escrito em 1851, baseado em fatos reais contado pelos sobreviventes de um navio baleeiro, atacados por uma baleia da espécie Cachalote, perseguida por esses pescadores e que, enfurecida, atacou e afundou o navio. Conta o romance que os marujos ficaram por cerca de 3 meses em botes salva-vidas, com sede e fome, havendo até atos de canibalismo. Realismo ou ficção, filmes também tiveram seu enredo nesta baleia.
As Cachalotes são encontradas nos oceanos de todo o planeta, mas só os machos nadam por grandes distâncias. São animais de grande tamanho, podendo medir cerca de 18 metros de comprimento e pesar 45 toneladas. Sua cabeça é a sua maior característica por ser quadrada e grande. Corresponde a cerca de 40% do tamanho do animal. Mergulham por até 1 hora sem precisar subir à superfície para respirar. Seu principal alimento são os polvos e lulas, mas também pode devorar até tubarões, digeridos facilmente com a ajuda de sua forte mandíbula, constituída por cerca de 50 dentes. Seus maiores predadores são o HOMEM e as Orcas.
No período de acasalamento um macho pode ter várias fêmeas. O período de gestação delas é de 11 meses e apenas um filhote nasce, medindo quase 4 metros e pesando 1 tonelada.
Uma Baleia-Cachalote pode viver até 70 anos. Sua carne, os óleos extraídos do seu corpo, a poluição dos oceanos e redes de pescadores, tornam o HOMEM o seu maior predador.
imagens-ilustrativas-da-baleia-cachalote.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.