Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 5 de março de 2015

Biguá, pesquise e conheça esta ave que não gosta de água suja.

Se você ver um Biguá dentro da água doce, espreitando prováveis presas, pode ter certeza que está água não está poluída. Os Biguás são aves aquáticas de penas escuras, habitam áreas alagadas do Brasil e alguns outros países sul-americano. Aqui no Brasil é encontrado principalmente no Pantanal, onde ficam nas árvores, inclusive na presença de outros pássaros pantaneiros.
Ao contrário de muitas outras aves, os Biguás não possuem as penas impermeáveis e ossos leves e ocos. Como resultado disso, são aves mais pesadas, mas que também sabem usar essas diferenças em seu favor: podem mergulhar mais profundamente que outras aves, chegando a 20 metros de profundidade, aumentando suas chances de capturas. Tendo sucesso ou não na caça, é comum vê-los de asas abertas ao sol, para secar suas penas.
Seu alimento favorito é o bagre de água doce. São aves que detectam com muita facilidade águas poluídas, inclusive com a presença de agrotóxicos. Nestes locais a presença de bandos de Biguás não é notada. Isso se torna a maior ameaça para a espécie, pois a poluição toma conta das águas doces de todo o território brasileiro.
Existe uma lenda dos índios guaranis que exalta a fidelidade destas aves: os casais nunca se separam, seja por qualquer motivo.
Um Biguá adulto pode medir até 80 centímetros e pesar 1, 5 Kg. Em período reprodutivo constroem seus ninhos sobre as árvores, onde a fêmea fará a postura de seus ovos, entre 3 e 4. A incubação dura cerca de 24 dias.


imagens-ilustrativas-da-ave-biguá.













texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.