De vez em quando nos deparamos com os olhos de um gato ou cachorro brilhando em um ambiente totalmente escuro. Se estamos em total escuridão, como estes olhos parecem brilhar. E em nós humanos, isso acontece?
Alguns animais de hábitos de caça noturna possuem nos olhos uma região chamada retina, que transforma uma luz qualquer em impulsos elétricos, que serão recebidos pelo cérebro deste animal. Essa transformação é feita por estruturas chamadas fotorreceptores. Essa estrutura receptora vai ajudar o animal a enxergar no escuro, pois captura qualquer luz ao seu redor, como um espelho, facilitando o seu cérebro de perceber presas, movimentos e cores. Quando estão no escuro, um gato por exemplo, dilata sua pupila, expondo o tapete lúcido, uma película colorida, que vai refletir qualquer luz que exista no ambiente ou vinda de fora dele, nos dando a impressão que seus olhos brilham. Na verdade eles estão refletindo uma luz que nós não vemos, pois nossos olhos não apresentam essa região refletora.
Por esse motivo, leões, tigres, onças, cachorros, gatos e mais alguns animais domésticos e salvagens conseguem caçar em locais escuros. Outros animais, como o homem, não conseguem ver no escuro.
imagens-ilustrativas-de-olhos-de-animais-no-escuro.
texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.