A Ave-Lira é originária da Austrália, onde habita zonas de arbustos e florestas. Essas aves são muito conhecidas por terem a capacidade de imitar vários sons, até melhor que os papagaios.
Medem cerca de 1 mt de comprimento, sendo que o macho apresenta uma cauda muito longa e bonita, que leva 7 anos para se desenvolver completamente. As fêmeas da espécie, além de serem um pouco menores não possuem essas penas na cauda. A Ave-Lira é o terceiro maior pássaro do planeta, perdendo só para duas espécies de Corvos.
Sua alimentação vai de pequenos animais, vermes e insetos. Não são muito boas na arte do voo.
Existem duas espécies destas aves: a Ave-Lira-Soberba e a Ave-Lira-de-Albert. Sendo que a primeira é bem maior. Assim como os pavões-machos, o macho da Ave-Lira usa sua grande e bela cauda na hora de seduzir uma fêmea. Dança, canta e abre sua cauda , jogando-a por cima de sua cabeça. Eles podem se acasalar com diversas fêmeas e além disso não faz mais nada. Após o acasalamento, a fêmea construíra seu ninho e fará a postura de apenas 1 ovo por ano. O período de incubação é considerado o mais longo entre todas as aves: 40 dias.
A maior parte dos sons feitos pela Ave-Lira são copiados do que ela houve. Do canto de outros pássaros até sons de serras, alarmes, voz humana, latidos, qualquer coisa é plagiada por essa ave.
A Ave-Lira-Soberba é um símbolo da Austrália e encontra-se estampada na moeda australiana de 10 centavos.
Seu nome vem da cauda do macho, que quando aberta lembra o instrumento musical.
imagens-ilustrativas-da-ave-lira.
Nos links abaixo você pode ver instantes dessa ave na natureza.
texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
vídeos compartilhados do you tube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.