quinta-feira, 11 de junho de 2015

Estrela-do-Mar: anatomia, reprodução, características, habitats e curiosidades deste carnívoro que não é um peixe.

A Estrela-do-Mar é um animal marinho de corpo duro e rígido, subdividido em várias famílias. São parentes dos Ouriços e Pepinos do Mar. A maioria das Estrelas possuem 5 braços, mas existem espécies que chegam a ter 7, 10 e até 15 braços. Medem cerca de 3 cm e podem atingir 1 metro de diâmetro. Habitam no fundo de oceanos do planeta e são conhecidas aproximadamente 1.600 espécies, de diversas formas e cores. Movem-se usando a retração e distensão dos seus pés; respiram por trocas gasosas e sua boca localiza-se no centro do seu corpo.
Algumas curiosidades sobre este animal são notáveis. Se a Estrela-do-Mar perder um braço, outro nascerá no lugar e o braço perdido poderá se tornar uma outra Estrela. Estrelas-do-Mar não possuem coração, mas no lugar do sangue, apresentam um líquido que faz a mesma função, denominado de hemolinfa.
Apesar do tamanho e aparente fragilidade, são ferozes predadores e caçam e devoram outros animais maiores. Seus braços são fortes e abrem com facilidade conchas de mexilhões. Comem também moluscos, vermes, corais, peixes e crustáceos.
Para se reproduzir a Estrela-do-Mar bota ovos que são fecundados fora do corpo. Larvas de Estrelas nascerão e precisarão sobreviver para chegar a fase adulta.
A diminuição de seus alimentos por conta do aquecimento global ameaça este animal de extinção.
Algumas espécies são usadas como alimento.

imagens-ilustrativas-de-estrelas-do-mar.

























texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Um comentário:

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.