sexta-feira, 19 de junho de 2015

Mosquitos: espécies, alimentação, curiosidades e reprodução deste inseto.

Os Mosquitos, dependendo da região, são conhecidos por diversos nomes: pernilongo, muruçoca, carapanã,bicuda, etc.
Independente do nome, Mosquitos são insetos que apresentam uma grande diversidade. Possuem um par de asas e um par de halteres, modificações na asa traseira para lhes dar equilíbrio. Alguns apresentam  uma tromba ou bico para a sucção de líquidos. Nem todas as espécies transmitem parasitas, mas alguns, como os Anopheles e o Aedes Aegypti transmitem parasitas de doenças graves, como a malária e a dengue.
O tamanho de um mosquito varia da espécie e não ultrapassa 15 mm e peso de até 2,5 miligramas. São insetos existentes desde o tempo Jurássico, há mais de 170 milhões de anos. As fêmeas são bem maiores que os machos.
A maior curiosidade deste inseto é que só a fêmea suga sangue. Ela é a responsável pela disseminação de parasitas de doenças terríveis. Sem o sangue sugado, ela não consegue se reproduzir. A fêmea percebe a presença de uma pessoa através da respiração desta, do dióxido de carbono que sai dos pulmões dela. Como é um inseto muito leve, pousa sem ser percebido, insere a ponta de seu bico na pele humana e o usa como uma seringa, inserindo na ferida, uma saliva anticoagulante para que o sangue não endureça e ao mesmo tempo, chupando o sangue. Se este mosquito for portador de um parasita, este caíra na corrente sanguínea da pessoa, infectando-a.
O macho do mosquito possuí uma boca muito fraca, não conseguindo perfurar a pele humana. Ele se alimenta apenas de sucos de plantas.
Os mosquitos se reproduzem colocando ovos. Estes só se desenvolvem na água. Alguns mosquitos colocam esses ovos em locais secos e quando cai uma chuva, eles eclodem. Primeiro nasce uma larva que se transforma em pupa e depois no mosquito. Para interromper esse ciclo de procriação, é preciso evitar o acumulo de água, mas como isso é muito difícil, doenças proliferam cada vez mais no nosso ambiente.
Para copular com uma fêmea, o mosquito macho se une à ela. A fêmea vai devorá-lo, deixando apenas seu órgão genital inteiro, dentro dela e funcionando como um tampão para impedir a penetração de outros machos. Ela faz isso para se nutrir tempo suficiente para pôr seus ovos, evitando sair em busca de alimento.
Os ouvidos dos mosquitos machos permitem que ele ouça os sons emitidos por uma fêmea em busca de um companheiro. Esse som é produzido pelo bater de asas dela, que pode chegar a até 600 vezes por segundo. Cada espécie de mosquito bate suas asas de uma forma ligeiramente diferente para não acontecer confusão.



imagens-ilustrativas-do-mosquito-da-dengue-aedes-aegypti.











imagens-ilustrativas-do-mosquito-anopheles-transmissor-da-malária.








imagens-ilustrativas-do-mosquito-palha-transmissor-da-leishmaniose.








imagens-ilustrativas-de-diversos-mosquitos.















texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.