A Cigana ou Jacu-Cigano é uma ave nativa da América do Sul e habita zonas pantanosas e alagadiços de rios Amazônicos e da Bacia do Rio Orinoco.
São aves que lembram o Faisão. Ficam nos ramos de árvores, pois possuem pouca capacidade de voo.
Medem cerca de 70 centímetros de comprimento, possuem pescoço e uma cauda longa. Se alimentam de folhas, frutas e flores. Para digerir melhor esses alimentos, as Ciganas possuem bactérias digestivas no papo que ajudam na decomposição dos alimentos.
Quando chega o período reprodutivo, o casal monta seu ninho nos ramos de árvores, próximo de rios e lagos e este território será somente do casal. A fêmea fará a postura de até 3 ovos, incubados por macho e fêmea durante 32 dias. As crias durante 1 mês será totalmente dependente do casal. Para se defenderem de predadores, os juvenis terão um par de garras na ponta das asas, entre o primeiro e segundo dedos. Usam essas garras para treparem para galhos mais altos e fugir. Com o passar do tempo perdem essas garras.
Também podem pular na água e nadar para longe do perigo, retornando depois. Depois de terem independência, uma Cigana pode ficar no território dos pais por anos e ajudar na criação de ninhadas seguintes.
Embora sem risco de extinção, são aves caçadas indiscriminadamente e seus territórios sofrem com a degradação imposta pelo homem.
imagens-ilustrativas-das-ciganas.
no link abaixo assista as ciganas na natureza.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.