Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 26 de abril de 2016

CORAL-VERDADEIRA X CORAL-FALSA: que história é essa?

Hoje atenderemos a um pedido de nossa leitora do Blog, LUCIANA FERNANDES, de 15 anos e moradora do estado de Rondônia. Ela nos solicita informações para uma pesquisa escolar sobre as cobras Corais Verdadeira e Falsa.
Luciana, obrigado pelo contato e vamos tentar ajudá-la.
Cobra-Coral são serpentes da família Elapidae que são divididas para melhores estudos em Corais do Velho Mundo( termo que define os continentes conhecidos pelos Europeus até o Século XV, que são Europa,África e Ásia ) e Corais do Novo Mundo ( termo usado para designar os continentes conhecidos depois do Século XV e que incluí além dos continentes do Velho Mundo, às Américas).
Do Velho Mundo são conhecidas 16 espécies de Corais e do Novo Mundo 65 espécies. Aqui no Brasil elas recebem diversos nomes, incluindo Coral-Verdadeira, que é a Coral venenosa.
Corais vivem escondidas debaixo de troncos e folhas e não dão bote. E a única maneira de saber qual a verdadeira e qual é a falsa é pelos dentes.
Para exemplificar sem detalhes técnicos, veja a dentição de uma coral-verdadeira e de uma coral-falsa:



A primeira dentição é a da Coral-Verdadeira, na beira da boca e pronta para inocular veneno. A segunda é da Falsa-Coral, no fundo da boca o que dificulta a inoculação de peçonha, mas que não deixa de ter por isso.
Claro que só pessoas com conhecimento vai saber observar essa diferença, pois qualquer outro ao observar uma cobra, seja qual for, vai querer manter muita distância.
Um velho ditado que diz ¨ vermelho com amarelo perto, fique esperto, vermelho com preto ligado, fique sossegado ¨ não é certo pois tanto Corais-Venenosas como Corais-Falsas podem ter um mesmo padrão de coloração.
Quanto ao veneno ou peçonha, uma Coral é tão perigosa quanto as cobras mais venenosas do mundo. Seu veneno se espalha pelo corpo da vítima rapidamente, atingindo o sistema nervoso, podendo matar uma pessoa em poucas horas. O antídoto para este veneno é o soro Antielapídico.
Corais são animais de hábitos noturnos e procuram locais escondidos. Usam sua cauda e fortes cores para ameaçar um predador. Elas em geral não saem de seu lugar para atacar. Espreitam uma possível presa desavisada. Se ela se sentir acuada ela ira contra-atacar. Pessoas que transitam por locais aonde existam Corais e sem os devidos equipamentos de segurança como botas de cano longo, calça comprida ou luvas é que são suas maiores vítimas. Picada, uma pessoa deve ser levada imediatamente ao médico e se possível, capturar a cobra viva. Evitar sempre as técnicas caseiras para tentar medicar uma vítima, como abrir a ferida e retirar o veneno etc.
No período reprodutivo a fêmea faz a postura de até 18 ovos que levarão até 90 dias para eclodir.
As Corais-Verdadeiras são imitadas por outras espécies de cobras, chamadas de Falsa-Coral, que podem ter um veneno menos perigoso do que o da Verdadeira ou até mesmo nem serem venenosas. Para as Falsas, esta é uma estratégia de defesa.


imagens-ilustrativas-de-corais-venenosas.













imagens-ilustrativas-de-corais-falsas.














assista no link abaixo um interessante vídeo sobre corais.




texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.