Quando criança eu sempre via um bando de Bicos-de-Lacre voando no quintal de casa. Eram tão mansos e alegres que eu chegava a colocar visgo, uma espécie de cola, para aprisioná-los ao pousarem em galhos embebidos com esta substância. Motivo: simples diversão! Tempos passaram e esta prática acabou e mesmo observar essas aves diminuiu muito, acho que pela diminuição das matas e o crescimento das cidades com aumento da poluição. Dia desses, caminhando, observei um bando médio, alegre e barulhento.
Resolvi pesquisar sobre essas lindas aves e vamos lá.
O Bico-de-Lacre é uma pequena ave nativa da África. Medem cerca de 13 centímetros de comprimento e peso de até 10 gramas. Seu bico avermelhado e uma risca vermelha em volta dos olhos e no peito são suas maiores características.
Foram introduzidos em outros países de forma peculiar. No Brasil vieram em navios portugueses e aqui se procriaram de forma rápida e hoje são encontrados em quase todas as regiões. Em Portugal chegaram nos anos 70 e se tornaram populares pela fácil adaptação ao cativeiro.
São aves calmas e que vivem em bandos e até mesmo junto com outros pássaros. Sua alimentação é variada, mas dão preferência aos pequenos grãos. Em tempos de reprodução, para ingerirem proteínas, comem alguns insetos.
Um casal monta seu ninho e a fêmea faz a postura de até 5 ovinhos, uma vez ao ano. Entre 11 e 13 dias o casal os incubará e os nascidos se desenvolvem lentamente.
Embora não se note mais os grandes bandos de outrora, não são aves que correm risco de extinção.
imagens-ilustrativas-de-bicos-de-lacre.
no link abaixo assista bicos-de-lacre montando seu ninho.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.
Aqui em DomPedrito RS eles costumam aparecer no outono. Faz dias que tem um bando de uns20 passarinhos. São lindos e alegres.
ResponderExcluir