Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

CUPIM: conheça este inseto devorador.

Os Cupins são insetos conhecidos pelos danos que podem causar ao homem. Aproximadamente são conhecidas 2.800 espécies no mundo, mas apenas 10% dessas espécies são consideradas como praga.
Mas os Cupins não são somente destruidores. São insetos comparados às formigas, minhocas, entre outros, pela importância ao ecossistema, como decompositores e liberadores de carbono e nitrogênio.
Esses insetos vivem em regiões tropicais e subtropicais, por isso podem ser encontrados mais Cupins em um único hectare de floresta tropical ou de savana do que em toda a Europa e América do Norte juntas.
As casas dos Cupins, chamados de cupinzeiros são montes cilíndricos que podem ter mais de 8 metros de altura e montados com uma mistura de terra, fragmentos de madeira e saliva dos Cupins.
Assim como as Formigas, os Cupins vivem numa sociedade bem distribuída. Um colônia é formada por um casal reprodutor, que são o rei e a rainha, responsáveis apenas em produzir ovos ; inúmeros operários que executam todo o trabalho e alimentam as outras castas ; soldados que defendem as colônias e reprodutores secundários, que podem substituir rei e rainha na postura de ovos. Essa ordem de distribuição não é fixa e depende do tipo de Cupim.
Aqui no Brasil os Cupins mais nocivos ao homem são os chamados Cupins de Madeira Seca, que podem se instalar dentro de móveis e outras peças de madeira, sem serem notados externamente e que podem passar anos só comendo os móveis.
Alguns povos indígenas se alimentam desse inseto.No Amazonas, indígenas os comem e Cupins são até usados em substituição ao sal pois, segundo dizem, possuem sabor salgado.


imagens-ilustrativas-de-cupins.























assista ao vídeo no link abaixo.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.