A Ariranha é um mamífero que habita o Pantanal e a bacia do Rio Amazonas. Seu nome, Ariranha, na língua tupi-guarani, significa Onça d´água.
Podem medir até 1,80 metros de comprimento, com uma cauda de 65 centímetros. Os machos são mais pesados que as fêmeas, chegando a pesar até 26 kg. Olhos grandes, orelhas pequenas e redondas. Os dedos das patas são unidos por membranas para a natação.
Se alimentam de peixes, incluindo as piranhas e traíras. Vivem e caçam em grupos de até 10 animais. Escasseando a comida, atacam até jacarés e sucuris de pequeno porte. As Ariranhas estão entre os maiores predadores no seu habitat natural.
É uma espécie ameaçada e já se encontra extinta em 80% dos locais que habitava na América do Sul.
Apenas a Ariranha fêmea dominante do bando se reproduz. A gestação dura entre 65 e 70 dias e ela dá à luz de um até cinco filhotes. Todo o grupo ajuda na criação dos filhotes, que ficam no bando por até 3 anos de vida. Depois disso deixam o bando e saem em busca de um par e formar seu bando.
As Ariranhas não demonstram agressividade contra humanos. Apenas no ano de 1977, no Jardim Zoológico de Brasília, uma pessoa que se atirou na área delas, objetivando salvar uma criança que lá caíra, faleceu dias depois por conta de infecção causada pelas mordidas dos animais, que se sentiram encurralados e ameaçados e atacaram.
imagens-ilustrativas-de-ariranhas.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.