Mais um belo pássaro nativo do Brasil ameaçado de desaparecer. O Pintor-Verdadeiro habita o litoral dos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, no que ainda resta de Mata Atlântica no Nordeste.
Medem cerca de 13 centímetros de comprimento e se alimentam de frutas, bagas e insetos. A população dessas aves só existe nos 3 estados do Nordeste e ao longo dos anos foram muito capturadas pelos imbecis criadores de pássaros e hoje, infelizmente, se encontram em perigo de extinção, pois ainda são caçados de forma ilegal e seus habitats ainda sofrem com a ação destruidora do homem.
Constroem seus ninhos nos galhos das árvores, onde a fêmea faz a postura de 3 ou 4 ovos, que serão incubados por 16 dias. Se reproduzem da Primavera até o Verão, são agressivos e territoriais até com membros da espécie, principalmente quando estão no período reprodutivo. Machos e fêmeas são quase iguais, sendo que a cabeça dele possui um tom mais azulado.
A boa notícia é que cativeiros que procuram conservar espécies ameaçadas, conseguiram relativo sucesso na reprodução do Pintor-Verdadeiro, o que pode favorecer sua volta ao seu ambiente natural.
imagens-ilustrativas-da-ave-pintor-verdadeiro.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.