Nossa leitora Márcia Dionísio, de 14 anos, moradora de Vitória- ES, pergunta se as nojentas lesmas são comestíveis.
Márcia, resumindo de forma geral, Lesmas, Caracóis e Caramujos pertencem ao grupo dos Moluscos Gastrópodes. São animais encontrados tanto na terra quanto na água. Os Caracóis distinguem-se pela concha externa e em alguns países algumas espécies são usadas como iguarias e das caras. Note que nem todas as espécies se comem, apenas umas poucas e mesmo depois de serem preparadas para isso.
Portugal, França, Itália, entre outros, apreciam e muito esses gosmentos. São conhecidos como Escargot.
Dá trabalho para criar esses bichos e deixá-los ao gosto dos fregueses. São animais frágeis e de pouca produtividade. Um simples Caracol leva cerca de 8 meses para atingir 15 gramas. São criados de forma comercial, ficando cerca de 5 dias em jejum, alimentados apenas com água, vinho e ervas especiais.
Temperatura ambiente e umidade são controlados.
Atingindo 15 gramas de peso estão prontos para o abate. São então colocados em água quente ou congelados até morrerem. Sua carne é retirada de dentro da concha, num processo trabalhoso. Para se obter 1 kg de carne, é preciso cerca de 70 Caracóis. O restante do preparo vai depender dos cozinheiros e de seus segredos.
imagens-ilustrativas-de-escargots.
texto escritopelo autor.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.