Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Gato Somali, gracioso e divertido.Conheça sua origem.



O Somali é um gato luxuoso de olhos amendoados, muito brilhantes e expressivos. Suas orelhas são grandes, pontudas e alertas. O corpo dele é gracioso e flexível, o que o torna ativo e brincalhão.
Quando parado, o Somali dá a impressão de estar na ponta dos pés. Está sempre em movimento pois adora se divertir com seu dono e com seus brinquedinhos. Para ele, dormir serve somente para recuperar as energias gastas durante suas peripécias.
A pelagem do Somali é semilonga, exceto nos ombros, com pêlos duplos, finos e macios ao toque. Mesmo apresentando pêlo semilongo, não há necessidade de escovação diária. Uma boa escovação de duas a três vezes por semana é o suficiente para eliminar os pêlos mortos.
Curiosidade faz parte da sua rotina. Não fica sem vasculhar armários e locais fechados. É extremamente sociável, observa os estranhos mas logo fica à vontade. O Somali é afetuoso e não costuma eleger o dono preferido dentro da família. Demonstra carinho por todos que retribuam afeto a ele. Pode até brincar com cachorros e aves desde que sejam companheiros da mesma casa.

Origem e história

No final dos anos 60, Evelyn abrigava gatos desamparados sem nada receber por isso. Um certo dia um senhor telefonou e queria doar um gato de pêlo semilongo. Logo que Evelyn viu o gato percebeu que se tratava de um Abissínio. O senhor lhe confirmou dizendo que lhe fora dado por uma criadora no qual o rejeitou por ter pêlos longos. Evelyn lhe deu o nome de George.
O fato de George ter pedigree e ser discriminado pela sua pelagem incomodou Evelyn no qual decidiu descobrir os antepassados do gato. Essa pesquisa acabou lhe surpreendendo. George descendia da criação de seu próprio gatil. George era filho do cruzamento de 2 Abissínios, o pai da gatil de Evelyn e a mãe de outro criador, e ambos deveriam portar gene do pêlo longo.
Sua suspeita se confirmou após repetir o acasalamento nasceram três filhotes de pelagem alongada. O próximo passo foi buscar as condições necessárias para reconhecimento da nova raça. Seu pior obstáculo foi convencer os donos dos Abissínios pêlo longo aparecerem, já que havia discriminação a eles. O primeiro apareceu depois de um ano de pesquisa e pertencia a Don Richings, do Canadá. Em 1972 Evelyn obteve o primeiro reconhecimento da raça pela extinta National Cat Fancier´s Association e finalmente neste mesmo ano, funda o Somali Cat Club of América, entidade que hoje reúne 2000 associados.


imagens-ilustrativas-do-gato-somali

























texto escrito pelo autor do blog
origem do gato pesquisada na net
fotos copiadas da web



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.