Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Seriema, uma ave mais veloz que o cavalo.

As seriemas são aves encontradas no Serrado do Rio Grande do Sul. Mede até 90 cm e seu peso pode chegar aos 1,4 kg. Suas asas são largas, cauda longa, plumagem cinza, amarelada e vermelha, crista longa e pernas bem compridas. Seu olhar é sempre ameaçador.
Vivem em pares ou pequenos grupos, passando o dia no chão. De noite sobem em galhos baixos para dormir. Alimenta-se de gafanhotos, roedores e outros pequenos animais, inclusive de cobras. Seu método do caça inclui pegar a presa pelo potente bico, bater fortemente ele no chão e por último pisá-lo com os dedos das patas. Em épocas de acasalamento, durante o namoro, emitem gritos que parecem latidos. Constroem ninhos no chão ou em uma moita, usando galhos secos, gravetos. A fêmea faz a postura de 2 ovos brancos e o casal se reveza no choco que pode durar de 26 até 30 dias. Apenas um filhote vai nascer e este abandona o ninho em 12 dias.
Algumas pessoas as criam em cativeiro, pois são ótimas caçadoras de répteis e sinalizadoras da chegada de estranhos. Só vão se adaptar nesta função se criadas desde pequenas.
Hoje sua criação doméstica é proibida pelo IBAMA.
São ótimas corredoras, chegando a ter velocidade superior a um cavalo.




imagens-ilustrativas-da-seriema





























texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da web


2 comentários:

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.