Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pastor Belga, o elegante e esperto cão de guarda.



O Pastor Belga é uma raça de porte grande e que possui quatro variedades: Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois. É um cão de guarda elegante, robusto, de cabeça erguida e de olhar esperto. É muito resistente a variações climáticas e apesar de sua origem como cão de pastoreio, é um eficiente cão de defesa e guarda.
Possui quatro diferentes pelagens, porém todos os Pastores Belgas são inteligentes e possuem o faro aguçadíssimo. Além disso, são carinhosos com os donos e extremamente familiares. Adoram brincar e estar próximos a crianças.
Pastor Belga Groenendael é a variedade de pêlo longo e preto. Tornou-se muito popular como cão de forças policiais, tendo atuado com sucesso na Primeira Guerra Mundial. Valente, destemido e independente, embora apegado a seu dono, requer pulso forte em sua educação, como todo cão de trabalho e guarda.
Pastor Belga Malinois é a variedade de pêlo curto. A cor da sua pelagem é fulvo encarvoado com máscara preta. Desenvolvido na região de Malinois, é o mais popular dos pastores na Bélgica. Tem como qualidades a excelência na guarda, a lealdade, a devoção ao dono e a inteligência. É utilizado por equipes policiais de vários países. O temperamento é estável, porém, o Malinois mostra-se desconfiado com estranhos. O Pastor Belga Malinois está presente no Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior farejador de drogas já registrado.
Pastor Belga Laekenois tem pêlo duro caracterizado pelo grau de aspereza e rusticidade por todo o corpo. Aço é fulvo com traços de encarvoados, principalmente no focinho e cauda. É o mais ciumento de todos.
O Tervuren apresenta pelagem longa e de coloração mesclada. É obediente, alerta e como os outros inteligente. Cheio de energia, ele precisa de exercícios físicos e mentais diariamente para manter seu bem-estar. É excelente cão de pastoreio, podendo também ser utilizado para guarda.
Em geral, o Pastor Belga mede de 56 a 66 cm e o seu peso varia de 25 a 36 kg.

Origem e História

O Pastor Belga, nas suas quatro variedades, é conhecido na maior parte do mundo como Groenendael ou Cão de Berger Belge e sua origem data de antes de 1500.
Por volta de 1890, uma comissão de membros de clubes de raças e veterinários juntou forças para determinar se havia um cão pastor de origem verdadeiramente Belga.
O professor Adolphe Reul e seu grupo, concluíram que em sua província havia um tipo consistente de pastores, anatomicamente idênticos, mas diferindo na textura da pelagem, cor e comprimento do pêlo. Nas outras oito províncias os resultados foram similares e entre 1891 e 1901 o Pastor Belga foi registrado pela Sociedade Real de São Humberto.
O Pastor Belga de pelagem negra e longa deve sua existência a Nicolas Rose, restaurador e dono do Castelo Groenendael, nos arredores de Bruxelas. Ele adquiriu um casal (Picard d'Ucle e Petite) que junto com seus descendentes (filhos, netos, etc.) foi a base do tronco de formação desses lindos pastores negros. Como justa homenagem em 1910 a variedade foi oficialmente nomeada Groenendael.
O Pastor Belga tornou-se muito popular, por ser um cão muito versátil, e de inteligência aguçadíssima. Ele é um cão de múltiplas funções, pois além de pastor é um grande companheiro, guarda e policial, fazendo patrulhas, buscas, servindo de mensageiro e até puxando trenós.









imagens-ilustrativas-do-cão-Pastor-Belga
























texto pesquisado na Internet
fotos copiadas da Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.