Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Quero-Quero: a ave que dribla qualquer jogador.



Raro é o gramado brasileiro atual que não abriga uma família de VanellLus chilensis, o popular quero-quero, uma ave territorial e teoricamente simpática. E raro é o jogo em que os pobres bichinhos não corram o risco de serem alvejados por uma bola vadia.
O quero-quero é a ave  mais típica da fauna futebolística brasileira.
O quero-quero fica em áreas abertas, por isso é comum encontrá-lo em aeroportos, campos de futebol e pistas de corrida. O que acontece é que, de acordo com o período do ano, eles se juntam para o acasalamento e fazem do local seu próprio habitat. Fazem ninhos, criam filhotes e começam a defender este espaço.
Os animais costumam ficar nas extremidades dos gramados, lugares que onde deveriam ter maior tranqüilidade.
Acredito que próximo as bandeirinhas de escanteio e dos gols sejam os lugares preferidos porque têm um pouco mais de privacidade, até mesmo durante as partidas. Destruir o ninho não é certo, mas teoricamente o campo de futebol não é o lugar dele também.
Segundo o IBAMA , o crescimento das grandes cidades é o fator responsável pela invasão nos estádios.
Quanto mais as cidades crescem, menor é o espaço para espécies em geral. As aves acabam procurando espaços disponíveis, que muitas vezes têm relação direta com a espécie humana. O quero-quero é um bicho característico de campo aberto e busca ambientes sossegados, como são os estádios de futebol em dias que não tem partida.
Se há registro de 'ataques' de jogadores, que atingiram os quero-quero com boladas não se espante se os bichos derem o troco. Para isso basta que coloquem em risco a integridade física de seus filhotes O quero-quero é uma ave territorialista e defende de maneira aguerrida seu espaço. Em período de reprodução, o risco de ataque é grande. Eles acham que os humanos são predadores e que podem fazer mal à suas crias. Como defesa, eles fazem vôos rasantes para assustar. Mas podem reparar que é comum também se fazerem de coitado, simulam lesões, para que virem o alvo, e não os filhotes .
 O quero-quero é uma ave típica da América do Sul, sendo encontrada principalmente no Rio Grande do Sul, no Brasil. Habita grandes campinas úmidas e áreas de rios e lagoas. Tem como marca sempre se manifestar quando ter seu território invadido e ser briguenta contra qualquer espécie que o deixe acuado. É conhecido também como grande cão-de-guarda, sendo até mesmo utilizado por empresas. O apelido "queroquero" deriva do som de seu canto.

Mede 37 cm, peso 277 g. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 cm de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas (penhacho) na região posterior da cabeça, tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem. A íris e as pernas são avermelhadas.
O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o vôo. Sexos semelhantes.

Habitat

Vive em banhados e pastagens; é visto em estradas, freqüentemente longe d'água.

Distribuição

Ocorre da América Central até a Terra do Fogo e em todo o Brasil.

Hábitos

Adota às vezes tática de pescar semelhante à de certas garças, espantando larvas de insetos e peixinhos ocultos na lama mexendo rapidamente o pé.

Alimentação

Larvas de insetos, peixinhos ocultos na lama, insetos, pequenos crustáceos,moluscos e outros artrópodes que encontra na terra.

Reprodução

Na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos. Nidificam em uma cavidade esgravatada no solo; os ovos têm formato de pião ou pêra, forma adequada para rolarem ao redor de seu próprio eixo e não lateralmente, sendo manchados, confundindo-se perfeitamente com o solo. Quando os adultos são espantados do ninho fingem-se de feridos a fim de desviar dali o inimigo; o macho, torna-se agressivo até mesmo a um homem.
Os filhotes são nidífugos: capazes de abandonar o ninho quase que imediatamente após o descascamento do ovo.

Manifestações sonoras

Voz: "tero-tero". Esse som é emitido dia e noite.

Curiosidades

É muito estimado pelos fazendeiros, por ser o "vigia" das fazendas, funciona como sentinela dos lugares onde habita, alertando para qualquer alteração na sua área. Qualquer barulho ou intruso é logo denunciado pela gritaria.




imagens-ilustrativas-do-quero-quero




















texto escrito pelo autor do blog

imagens copiadas da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.