Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PARDAL: pequeno, barulhento e solidário.



O pardal é originário da Europa e foi trazido de Portugal para o Rio de Janeiro, em 1906. Foi também levado para outros países e o sucesso da sua expansão foi tal, que é mesmo considerada a espécie de ave terrícola mais amplamente distribuída no mundo. É um pássaro atento e desconfiado, resistindo bem às perseguições e sempre ocupando novas áreas. Para expandir-se geograficamente conta também com a colaboração dos seres humanos que os conduzem através de embarcações, estrada de ferro e de rodagem.

Alimentação

Sementes, insetos, brotos de árvores e restos de alimentos deixados pelos seres humanos.

Nidificação

O ninho é uma construção esférica com entrada lateral, frouxa e mal acabada, de capins, algodões e outras fibras, excepcionalmente feito pelo macho. Este ninho é colocado em cavidades e fendas, afastadas do solo, em árvores, telhados, postes de iluminação pública e semáforos, utilizando também ninhos de outras aves. Os 4 ovos manchados são incubados pelo casal durante 12 dias. Os filhotes são alimentados com pequenos artrópodes e abandonam o ninho com cerca de 10 dias de idade, quando passam por uma dieta vegetariana. Com freqüência os filhotes retornam ao ninho para nele dormir, durante algum tempo.

Hábitat

Cidades

Tamanho

15,5 cm
Pardais tendem a forragear comida no solo e usam um movimento saltando quando não estão em voo. O voo deles é direto, sempre agitando as asas e nenhum período de voo livre.
Esta ave robusta, com seu bico curto e cônico, é uma criatura bastante familiar em todas as cidades. Existem mais de 60 espécies relacionadas na Europa, Ásia, África e América. O pardal instalou-se nos primeiros povoados há muito tempo atrás e hoje vive bem tanto no campo, quanto nas cidades.
Pardais e agricultores são inimigos porque o pardal causa grandes prejuízos nos pomares e plantações de cereais. Nas cidades, essas aves se reúnem ao entardecer em bandos muito barulhentos, que não se aquietam até que a noite chegue.
Pardais formam pares monógamos para cada estação de procriação. São construídos ninhos entre fevereiro e maio. Na época do acasalamento o macho procura um lugar adequado. Este lugar pode ser o oco de uma árvore no campo, o beiral de um telhado ou a saliência de um edifício na cidade.
Pardal-fêmea, que tem a penugem do peito mais acinzentada e a penugem das costas mais clara. 
Com o território estabelecido, ele chama uma fêmea que esteja próxima. Enquanto mostra-lhe a casa, ele eriça a penugem negra do pescoço. Se ficar satisfeita, a fêmea entra no ninho e a família está constituída. São construídos ninhos de vegetação seca, penas, cordas, e papel. São gerados de um a quatro ovos por vez, incubados durante 10 a 14 dias. Depois que os ovos forem chocados, machos e fêmeas alimentam o jovem por regurgitação.
















Texto pesquisado na Internet
Fotos copiadas da Web



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.