Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

cobra-naja- ela -realmente- escuta -e -gosta -de- música?


TIRANDO UMA DÚVIDA DE NOSSA LEITORA FERNANDA LOPES, MORADORA DE ILHÉUS, BAHIA, QUE NOS PERGUNTA SE REALMENTE A NAJA ESCUTA O SOM DAS FLAUTAS.

A naja-indiana tem grande participação na mitologia da Índia. É a cobra famosa que os encantadores de serpentes exibem nas praças públicas. Na realidade, a cobra não responde ao som da flauta do encantador, porque, como todas as cobras, ela não tem ouvidosPorém, há um outro detalhe. As serpentes possuem um ossículo denominado columela no crânio, que detecta vibrações físicas, como passos, pancadas e afins. Observem que o flautista geralmente bate com os pés no chão enquanto movimenta a flauta. Essas batidas fazem com que a columela da serpente vibre, fazendo então com que ela mude de posição ritmicamente… dando a idéia de que ela está dançando. Usam sempre serpentes novas e chegam a arrancar suas presas e a costurar sua boca. Seu veneno é bastante violento, tem efeito semelhante ao do curare, substancia com que os indígenas da América do Sul envenenam suas flechas. Esse veneno (o curare) é usado, porém em medicina. Dele se extrai uma substância que é eficiente na redução da pressão arterial.
.Naja-indiana é facilmente reconhecida por um desenho na parte de trás da cabeça. Esse desenho lembra um par de óculos e por isso essa naja,é, às vezes, chamada "naja-binóculo".
Habitando principalmente as regiões úmidas, ela se alimenta de roedores e anfíbios; às vezes come passarinhos. Macho e fêmea permanecem juntos após o acasalamento. Os ovos são postos em oco de troncos ou em ninhos abandonados de cupins. A fêmea permanece vigilante por perto, mas não incuba os ovos. Após 50 ou 60 dias, os ovos se quebram e os filhotes saem com 20 ou 30 cm., pesando mais ou menos 15 g. cada.




Algumas-imagens-da-Naja-jpg















Resposta pesquisada na Internet

Fotos copiadas da Web

Um comentário:

  1. Muito interessante, pois o turista que ve a cobra naja dançando, pensa que ela esta hipnotizada pela musica, tambem ja vi videos de crianças brincando com najas sem as presas e costuradas as laterais do lado da cabeça onde espirram veneno.

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.