Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 22 de abril de 2014

CANÁRIOS- PESQUISE E CONHEÇA MAIS SOBRE ESTES LINDOS PÁSSAROS



Características

Em geral, são de cor amarela e medem cerca de 13,5 centímetros. É um pássaro resistente e de fácil adaptação a temperaturas quentes e frias.
A época de reprodução começa no início da primavera e vai até o fim do verão. A fêmea, bota em média, de três a seis ovos. Alimentam-se basicamente de sementes.

Identificação

Existem no Brasil outras três espécies de canários do mesmo gênero, praticamente idênticas. É quase que impossível distinguir as fêmeas ou imaturos das quatro espécies, pois são todas de coloração básica bege com manchas escuras, compondo um padrão ``carijó´´.
Os machos das quatro espécies são amarelados. Uma característica única do macho de canário-da-terra-verdadeiro (S.flaveola) é sua coroa alaranjada, presente especialmente na plumagem reprodutiva.
O canário-do-amazonas (S. columbiana) difere por ser menor que o da terra, o canário-rasteiro (S.citrina) difere por apresentar coloração esverdeada nas partes superiores e o canário-tipio (S. luteola) difere por apresentar mais manchas marrons que todos os outros, até mesmo na cabeça.
Uma de nossas aves mais famosas, o canário-da-terra é bonito até no canto, que surpreende pela complexidade da melodia e pelo fôlego do animal.
É uma pena que exatamente por estas virtudes é também uma das aves mais perseguidas pelos passarinheiros. Na maior parte do país basta esta ave se aproximar de habitações humanas para as pessoas armarem seus alçapões aguardando sua captura.
Geralmente os exemplares mais cobiçados são os machos, tanto pela coloração vistosa quanto pelo canto mais complexo. Os machos de canários são territoriais e muito agressivos com machos rivais. Essa agressividade dos machos deu origem a uma das práticas mais condenáveis entre alguns passarinheiros, que é a briga de canário, na qual, assim como na briga de galo, as pessoas fazem apostas na ave vencedora. Tais brigas costumam terminar com as duas aves seriamente feridas ou com a morte de uma delas.
Por outro lado existem criadores de aves que prezam muito pela saúde e bem estar de suas aves e há cada dia mais pessoas se esforçando para eliminar a clandestinidade e a captura destas aves na natureza, até porque o canário reproduz-se bem em cativeiro. Alguns destes criadores chegam até mesmo a reintroduzir os canários em locais onde foram dizimados pela caça.
Existem campeonatos para eleger as melhores aves segundo vários parâmetros, como variedades de plumagem e estilos de vocalização. As aves premiadas chegam a alcançar preços muito altos.
Na natureza o canário-da-terra é uma ave que vive em pequenos grupos, ciscando no solo de campos, cerrados e outras formações abertas. É uma ave abundante nos locais onde não é caçada, chegando a formar concentrações de dezenas de indivíduos na época de colheita de grãos.
O ninho é uma tigela rasa feita a base de palha e penas e costuma ser construído em cavidades como ninhos abandonados do joão-de-barro ou locais abrigados como frestas entre telhas de construções rurais.
Fonte: www.bdc.ib.unicamp.br

Características

Mede 13,5 cm de comprimento e peso de 20g. Possui um dos cantos mais apreciados pelos passarinheiros. Plumagem caracteristicamente amarela, com dorso mais acinzentado e topo da cabeça alaranjada no macho.

Habitat

Bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais e pastagens, além de áreas cultivadas.

Ocorrência

Em todo Brasil com exceção da Região Amazônica.

Hábitos

Além da aptidão para o canto, são muito valentes e por isso, infelizmente, utilizados por alguns criminosos como "canários-de-briga". Vivem em pequenos bandos.

Alimentação

Sementes

Reprodução

Reproduzem-se na primavera-verão. Não são muito hábeis na construção do ninho, contentando-se com ocos de paus, forrando-os com palhas e plumas mal escolhidas. Prefere tomar conta de ninhos abandonados por outras espécies.

Ameaças

Caça e tráfico de animais.





















NOTA DO BLOG.
Embora possam existir criadores profissionais, somos da opinião que, mesmo sob ameaça, pássaros são para viver em total liberdade. Nada mais sábio que a Natureza para zelar pela segurança deles, pois o Homem, por melhor que seja sua intenção, não é sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.