Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

JAGUATIRICA


O amigo e leitor Carlos Eduardo Montana, morador de Goiás, me escreve solicitando algumas informações sobre este felino, pois um apareceu em seu sítio e ele teme pela sua família e seus animais.




Este felino de médio porte é predominantemente noturno, possuindo coloração amarelada com numerosas manchas negras arredondadas pelo corpo, que formam anéis somente na cauda. Pesa até 15 Kg e sua altura é de aproximadamente 50 cm.
Habita florestas úmidas e campos, ocorrendo em quase todo o Brasil e América Meridional.
Nada muito bem e sobe em árvores com facilidade. Alimenta-se de aves, répteis, roedores, coelhos e até mamíferos maiores, como cutias e pacas. Em cativeiro, come carne picada e pequenos animais abatidos.
Geralmente, reproduzem-se durante os meses frios, sendo a gestação de 90 a 96 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes por ninhada. Os pequenos felinos são então amamentados e carregados pela mãe até estarem aptos a segui-la e caçarem sozinhos. A família.Abriga-se em troncos ocos e grutas e cada animal vive, em média, 12 anos.
Como animais de outras espécies, a jaguatirica está ameaçada de extinção devido à caça predatória e à devastação de seu habitat.



imagens de jaguatiricas










NOTA DO BLOG

Carlos, embora felino, a Jaguatirica não é um gatinho caseiro. Existem casos de pessoas que conseguiram domesticá-lo, mas aí já é outra história.
O que pode estar acontecendo para ele invadir o seu sítio é a nossa própria invasão ao seu território.
Sugerimos que você procure autoridades locais, como o IBAMA, que o guiará em como proceder.
Infelizmente, muitas pessoas que têm esse problema, apelam para a caça e morte destes animais, esquecendo que nós é que estamos invadindo o habitat deles.


Textos pesquisado na Internet.
Fotografias copiadas da Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.