Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Maritaca, conheça-e-pesquise-sobre-esta-barulhenta-prima-da-arara-e-do-papagaio.

A maritaca ou maitaca é uma ave da família dos Psitacídeos, primas dos papagaios e araras.
Vive nos cerrados do Piauí, Pernambuco e Alagoas, do leste até o sul do Brasil, Goiás, Mato Grosso e também em alguns países sul-americanos como Bolívia, Argentina e Paraguai.
Vivem nas matas altas e voam em bandos, principalmente na parte da manhã. Quando adultos medem perto de 27 cm de comprimento e peso de 250 gramas.
É preciso ter muita experiência para identificar macho ou fêmea entre as maritacas, pois seus sexos não são visíveis.
Sua alimentação é muito variada e preferem mais sementes do que a fruta. Além de frutas como a manga, goiaba, embaúba, jabuticaba, mamão, comem flores, folhas e brotos.
Em épocas de acasalamento, o par faz seu ninho em troncos de palmeiras, usando as penas da fêmea para forrá-lo. O acasalamento ocorre de agosto até janeiro e a fêmea põe entre 3/5 ovos que são chocados por ela, em média, por 25 dias.Por cerca de 2 meses os pais vão alimentar os filhotes. Nos períodos de acasalamento ou de perigo, são aves extremamente silenciosas, quase invisíveis.Quando voam em bando fazem um grande barulho e algazarra. 
A diferença mais gritante entre papagaios e maritacas é a forma de se expressar. Papagaios repetem muita coisa que ouvem e as maitacas não. Gritam e berram de forma natural.


imagens-ilustrativas-de-maitacas.






















texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net






7 comentários:

  1. Boa tarde gostei das informações sobre a maritaca pois temos uma que cai do ninho e estava deficiente não anda as perninhas nasceram separadas. Qual o tempo de vida aproximadamente de uma maritaca. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tenho uma deficiente , as penas são separadas ela anda se arrastando , nao sei se e macho ou fêmea! Mas ela é muito dócil meu filho cuida e alimenta ela com frutas

      Excluir
    2. Tempo de vida em média de 30 anos

      Excluir
  2. Eu tenho um q caiu do ninho e ficou com asa defeituosa ele n consegue voar eu penso q e um macho mas n sei d verdade e queria descobrir e quem sabe talvez comprar uma femia pra ele

    ResponderExcluir
  3. Tenho duas maritacas ,já fiz seu ninho de um tronco, elas vivem livres, vai pra onde quer só que eu nao sei diferenciar o macho da fêmea.

    ResponderExcluir
  4. Como saber se minha maritaca e macho ou femia

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.