Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Abelhas, uma sociedade bem organizada.

Abelhas são insetos parentes de vespas e formigas que vivem em sociedades muito bem organizadas. Dentro de uma colmeia todas sabem o que fazer.
Existem diversas espécies e as mais conhecidas são as produtoras de mel, cera e própolis. Algumas espécies só polinizam flores, não picam e não produzem mel.
As abelhas polinizam todo o tipo de flor e chegam a visitar até 10 flores por minuto.  Recolhem o néctar das flores e os guardam em uma bolsa na garganta. Quando voltam para sua colmeia, passam esse néctar de abelha para abelha até o néctar ser engrossado, transformando-se no mel. Cada abelha chega a produzir 5 gramas de mel em uma ano.
A colmeia chega a abrigar 80 mil abelhas, divididas em classes distintas. A rainha, em torno de 400 zangões e milhares de abelhas-operárias. Apenas as fêmeas trabalham, sendo a única missão dos machos fecundar a rainha. Se nascem duas rainhas, haverá uma luta mortal entre elas e apenas uma comandará a colmeia. Rainhas vivem até 5 anos e as outras abelhas entre 28 / 48 dias.
As abelhas possuem 5 olhos e algumas espécies não possuem ferrão. As espécies de abelhas mais conhecidas são a europeias e africanas, abelhas iguais em aspecto, que para proteger sua colmeia, picam intrusos somente uma vez, tem o mesmo tipo de veneno e polinizam flores para produzir mel e própolis. As abelhas africanizadas são uma mistura de cruzamentos das raças europeias e africanas criadas no Brasil. São extremamente agressivas e atacam em enxame quando se sentem ameaçadas por animas e pessoas que se aproximam de sua colmeia. Chegam até a perseguir intrusos por grandes distâncias e podem fazer suas colmeias nos mais diversos lugares, como pneus, baldes, cercas, carros abandonados, etc. São as melhores produtoras de mel do mundo, mas precisam de manejo cuidadoso para garantir a segurança de pessoas que vivem nas proximidades.
Em uma pessoa alérgica, uma picada de abelha, seja europeia, africana ou africanizada, pode trazer traumas como dor e inchaço e em outras choque anafilático e morte.
Um enxame de abelhas esta sempre em movimento buscando locais para instalarem sua colmeia. Se isso acontecer próximo de você, nunca tente removê-las. Chame os bombeiros ou um apicultor. Enquanto eles não chegam, evite ficar nas proximidades onde elas estão.
Roupas escuras, perfumes, movimentos brutos e gritos podem perturbar o enxame e este vai atacar. Regra geral: afaste-se imediatamente de um enxame. Deixe os profissionais cuidarem delas.



imagens-ilustrativas-de-abelhas















texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisa na web

fotos copiadas da net




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.