Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mico Leão Dourado, conheça este simpático macaquinho à beira da extinção.

Eles são simpáticos, ágeis e pequenos. Cada vez mais raros de se ver, os Micos Leões Dourados, são mamíferos primatas, uma das espécies animais mais ameaçada de extinção.
Animal muito pequeno, mede entre 20 / 40 cms de comprimento e peso entre 350 / 800 gramas, têm na juba de cor amarelada a sua maior característica. Se distinguem dos outros primatas por possuírem apenas 2 molares e garras, ao invés de 3 molares e unhas, característicos dos seus ¨ irmãos¨.
São criados também em cativeiro, numa tentativa de preservar a espécie, assim sua expectativa de vida pode chegar aos 15 anos.
Animais de ótimo equilíbrio, se movimentam muito bem em galhos, se alimentando de frutas, insetos, flores, seivas e alguns invertebrados. 
Habita a Mata Atlântica do Rio de Janeiro.
Cada família de mico leão dourado tem sua área, mas vivem próximos uma das outras. Os casais são fiéis uns aos outros e defendem o seu território com muita bravura. É a fêmea mais velha do grupo que pode reproduzir e liderar o bando. A reprodução acontece uma vez ao ano, em geral de setembro a fevereiro e o período de gestação dura entre 127 / 137 dias. Podem nascer uma ou duas crias, que ficará sob os cuidados da mãe por alguns dias, depois passando para os cuidados do pai que só o entrega para a mãe na hora de amamentar.
Mesmo sendo criado em cativeiros com bons resultados, isto não tem se mostrado suficiente para preservar a espécie. A rapidez com que o seu maior predador, o homem, destrói seu habitat natural é muito grande.
Estimativas dão conta da existência de poucos indivíduos na natureza, em torno de 2.000 micos.

imagens-ilustrativas-do-mico-leão-dourado

































No link abaixo conheça mais sobre este belo animal
https://www.youtube.com/watch?v=tKIzoFSeYCY




texto escrito pelo autor deste blog

vídeo copiado do YOU TUBE a quem os créditos são dados

fotos copiadas da net






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.