Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Escorpião, conheça este antigo carnívoro.

Artrópode (animais com  patas formadas por segmentos ), arácnidos, carnívoro e terrestre, os escorpiões existem há mais de 400 milhões de anos. Oriundos dos mares, se adaptaram ao ambiente terrestre e sobreviveram às extinções que aconteceram no planeta. Sabe-se que existem mais de 2 mil espécies destes animais, cada uma apresentando diversas peculiaridades. Habitam todos os continentes, menos na Antártida. Gostam de viver em locais com lixos e entulhos e vez ou outra buscam abrigo dentro das casas. Suas cores e tempo de vida vão variar de acordo com a espécie. Algumas espécies podem chegar aos 25 anos de existência. Gostam de temperaturas entre 20° e 37° C, mas algumas espécies sobrevivem entre 0° a 56° C.
Preferem sair para caçar na parte da noite, quando também se reproduzem. Utilizam cerdas e pelos existentes nas patas para captarem vibrações e movimentos de suas presas.Caçam desde insetos, aranhas, lagartos, cobras, roedores a até outros escorpiões.São animais que podem sobreviver sem comer e beber por até 1 ano.
O veneno usado por eles na caça pode imobilizar a presa e  corroer as partes moles da vítima, pois os escorpiões não conseguem comer material sólido. A dura carapaça de um escorpião, o torna um voraz predador, mas aves, cobras, lagartos, aranhas e formigas são os seus maiores inimigos. O embate contra qualquer um desses inimigos é mortal.
Na hora da reprodução, algumas espécies necessitam tanto do macho quanto da fêmea. Outras espécies só precisam da fêmea, que fertiliza os óvulos sozinha, dando origem a embriões vivos.
Em ambas as espécies, casal ou só a fêmea, são gerados até 90 filhotes e a gestação acontecerá de acordo com a temperatura ambiente, podendo durar entre 2 meses a até 2 anos. Até mudarem de pele, os filhotes ficam grudados no dorso da mãe.
O veneno dos escorpiões são mortais contra suas presas, mas nos seres humanos, depende da toxidade do veneno, podendo ser mortal ou não. De todas as espécies, apenas umas 20 são perigosas para o homem. A quantidade do veneno injetado, a idade da vítima e seu estado físico, tudo vai indicar o resultado. As crianças e os idosos correm mais ricos, pois crianças possuem pouca massa corporal e os idosos perdem massa corporal com a velhice. Isso não impede que pessoas normais, de 20, 30, 40 anos, não possam morrer com a picada de um escorpião. Pessoas alérgicas ao veneno, podem se tornar vítimas em potencial. Em todos os casos o socorro médico é sempre necessário. A captura do animal ajuda no tipo de antídoto que deve ser aplicado. Até a chegada de um médico ou no deslocamento da vítima até um, a ferida deve ser lavada só com água e sabão, gelo ou compressas de água fria devem ser aplicadas sobre o local.

imagens-ilustrativas-de-escorpiões.



















texto escrito pelo autor do blog
fotos ilustrativas copiadas da net







Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.