Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Chinchila, um exótico roedor.

Um mamífero roedor simpático e amigável, este é o Chinchila, animal oriundo da Cordilheira dos Andes, no Chile e cujo nome significa ¨ Chincha Pequena ¨, nativos dos Andes que fabricam roupas com os pelos deste animal.
Sobre este pelo, ele é 30 vezes mais suave e denso que o cabelo humano. Isso impede aparecimento de pulgas, que não conseguem sobreviver nele.
Animais descobertos no século XVI, quase foram dizimados, só se salvando pela mão do biólogo Mathias Chapman, que levou para os Estados Unidos os últimos 11 exemplares desta espécie, onde procriaram com muito sucesso.
São roedores ativos e que gostam de vida social. Hoje existem mais espécies criadas em casas do que nas montanhas dos Andes. Os poucos animais selvagens encontrados nas montanhas vivem em alturas entre 3 e 5 mil metros, morando em túneis nas rochas. Ali, se alimentam de sementes, plantas e insetos.
A caça predatória deste animal para utilização de seu pelo, levou uma das 3 espécies à extinção e deixou poucos exemplares das duas outras. Para se ter uma ideia da dificuldade, Chapman levou 3 anos para capturar as 11 chinchilas que levou para a América. E este foi o início da criação deste roedor em cativeiro e sua salvação.
Hoje em dia, o comércio de pele de chinchila é feito exclusivamente com indivíduos criados para este fim. Para fabricar um casaco com peles de chinchila, é necessário usar cerca de 30 animais.
Nos anos 60 ganharam popularidade como animais de estimação.
Em casa é necessário se ter uma alimentação equilibrada, própria para a espécie, nada de ração de hamsters ou coelhos. Fora isso, comem alface, maçã, banana e uvas, todos desidratados.
Necessitam de acompanhamento veterinário, embora sejam resistentes às doenças. Seu maior problema é relacionado aos seus dentes, que precisam ser desgastados roendo, pois crescem até 6 centímetros por ano e por toda a vida do animal. Se não desgastar esses dentes, não poderá fechar sua boca, não conseguindo comer.
O tempo de vida deste animal pode variar entre 10 e 20 anos. Fisicamente a fêmea é maior que o macho e fica no cio a cada 28 dias, e este dura 5 dias. O período de gestação da fêmea é de 110 dias e ela pode dar a luz a até 2 filhotes por vez. Durante este período o casal convive bem e logo depois do parto, a fêmea já se encontra pronta para engravidar de novo.

imagens-ilustrativas-de-chinchilas.



















texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.