Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cotovia, uma ave boa de canto chova ou faça sol.

As cotovias são aves de canto belo, igual ao do rouxinol. Estando sol ou chovendo, por vários minutos elas entoam seu canto. São encontradas em terrenos de países europeus, asiáticos e africanos. Medem entre 10/20 cm de comprimento e plumagem parda, com um pequeno tufo de penas na cabeça. Gosta de se mover sobre os gramados secos, onde, pela sua cor, se torna quase ¨ invisível ¨  e onde buscará sementes, gramas e insetos para a sua alimentação.
Voa muito bem e no período de acasalamento, ocorrem disputas agressivas entre os machos. A fêmea faz o seu ninho no chão e fará a postura de 2 a 6 ovos, que serão chocados por até 15 dias. O casal cuida junto das crias e estas deixam o ninho com apenas uma semana de vida, antes mesmo de terem aprendido a voar. Ao todo são contados 75 espécies de cotovias pelo mundo.
São aves de migração parcial, saindo dos lugares mais frios para outros de temperatura amena.Como sempre, o seu maior perseguidor é o homem, que às considera uma ¨ boa caça¨. Fora esse, carnívoros e aves de rapina são seus predadores naturais.
É considerado uma ave sagrada para os gauleses, pois ¨ quem tiver os pés de uma cotovia, nunca será perseguido ¨. Esta também presente em histórias e lendas populares francesas.

imagens-ilustrativas-de-cotovias.









No link abaixo, clique para conhecer o canto de uma cotovia.


texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
vídeo compartilhado do you tube







Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.