Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ocapi, uma rara mistura de cavalo com girafa.

O Ocapi não é o resultado de um cruzamento cavalo e girafa. Este quase desconhecido animal pertence a um ramo familiar das girafas. Para se ter uma ideia da raridade deste animal, nativo de florestas da República do Congo, até 1900 somente os nativos locais conheciam os Ocapis. O primeiro estrangeiro a manter contato com ele foi um explorador inglês, organizador de uma expedição ao país.
Os Ocapis medem entre 2 e 2, 5 metros de comprimento e altura de 1 a 2 metros. Pesa, entre 200 e 250 quilos. Corpo negro, com riscas brancas nas patas e coxas. Embora de pescoço curto, seu corpo lembra o das girafas. Também como sua parente, possui uma língua bem comprida, roxa, medindo quase 30 centímetros. Usa-a para alcançar folhas das árvores, limpar as orelhas e lavar as pálpebras.
Também como as girafas, usam seu listrado para confundirem os leões quando estão em movimento.
O macho se diferencia da fêmea por possuir dois chifres pequenos.
Alimentam-se de ervas e plantas, frutas e fungos. Sendo um animal raro, tornou-se uma caça favorita de homens inescrupulosos. A Guerra civil no país e a destruição do seu habitat natural ameaçou ainda mais a sua existência. Em 1992 o Congo criou um reserva para este animal. Lá, estima-se o seu número em 6.500 indivíduos.
Sua reprodução é difícil, pois são animais solitários, que se juntam apenas para acasalar. O namoro dura mais de 1 mês, nascendo apenas 1 filhote depois de 14 meses de gestação. Dois anos depois é que a fêmea entrará novamente no cio. A cria será amamentada por até 10 meses.
Atualmente já são encontrados em alguns zoológicos, onde também comem legumes, vivendo em média 30 anos.
Quando se encontram, os machos brigam com batidas de pescoços e chifradas.


imagens-ilustrativas-de-ocapis.















texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.