Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Esquilos, conheça este simpático mamífero roedor.

Hoje conheceremos um pouco mais sobre uma simpática família de roedores pequenos: os esquilos.
É uma família numerosa, com cerca de 250 espécies espalhadas em quase todos os lugares do mundo.
São conhecidas espécies de esquilos que vivem em árvores, chamados de arborícolas, esquilos voadores,na verdade esquilos arborícolas com algumas particularidades e esquilos terrestres, bem adaptados para a vida no solo.
Os esquilos arborícolas apresentam hábitos diurnos e vivem no alto das árvores. Passam a maior parte de sua vida lá encima, e só descem ao solo em busca de alimentos para armazenar nos buracos das árvores.
São os maiores em número da família, e podemos dar como exemplo desta família, o esquilo-vermelho, o esquilo-cinzento-americano e o esquilo-peruano.
Os esquilos voadores diferem dos arborícolas por possuírem hábitos noturnos, olhos mais aguçados que os irmãos e uma membrana que vai das patas dianteiras até as patas traseiras, permitindo-lhes fazer voos de uma árvore para outra. Esta membrana também dificulta sua locomoção pelo solo, por isso raramente descem ao chão.
O esquilo terrestre apresenta hábitos diurnos e cavam túneis debaixo do solo para construírem seu ninho.
Vivem em grupos e cada um tem seu papel dentro do ninho.
As sementes são a base alimentar dos esquilos e eles possuem presas fortes que partem com facilidade a mais dura delas. Comem também frutas e insetos. Gostam de guardar alimentos e muitas vezes enterram sementes que acabam por germinar, originando belas árvores.
O tamanho do esquilo varia de acordo com a espécie. No período de gestação os pais preparam seus ninhos com folhas e galhos, para receberem os filhotes. A fêmea ficará entre 30/32 dias de gestação e dará à luz de 3 até 5 filhotes por vez.
A reprodução ocorre na primavera e no verão, portanto duas vezes no ano a fêmea dará à luz. Os filhotes nascem cegos e sem pelos.


imagens-ilustrativas-de-esquilos-arborícolas.












fotos-ilustrativas-do-esquilo-voador.










fotos-ilustrativas-do-esquilo-terrestre.












texto escrito pelo autor do blog

fotos copiadas da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.