Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Orangotango-de-Sumatra, conheça esta rara espécie de primata.

Existem apenas duas espécies de orangotangos no mundo e ambas só são encontradas em Ilhas da Indonésia: o Orangotango de Sumatra e o Orangotango de Bórneo. Hoje conheceremos um pouco da espécie mais ameaçada e rara, o Orangotango-de-Sumatra.
Só encontrado na ilha que lhe dá nome, o Orangotango-de-Sumatra   se alimenta mais de frutas do que seu conterrâneo de Bórneo. São animais pequenos, medindo cerca de 1,50 metros de altura (macho) e 0,90 centímetros ( fêmea). Pesam, os machos, cerca de 90 kg e a fêmea cerca de 45 kg. Suas pelagens longas puxam mais para o vermelho. Além de frutas gostam também de comer ovos de aves e larvas de insetos, que capturam usando um galho para cavar os troncos de árvores e retirá-los.
Vivem mais sobre as árvores e raramente descem ao chão. Se descer, sabe, que ali poderá encontrar o seu maior predador natural: Tigres-de-Sumatra.
Em sociedade vivem de forma diversa. Machos adultos evitam contato com outros machos adultos. Fêmeas maduras dispensam machos jovens, pois preferem acasalar com adultos. Crias ficam com a mãe por até 3 anos e mesmo depois deste tempo ainda se associam com ela. Apesar dessa diversidade, grupos ainda se reúnem na hora de se alimentar. A expectativa de vida de um Orangotango-de-Sumatra é de cerca de 50 anos. A fêmea só dá à luz a um único filhote e este leva até 275 dias para nascer e ela só engravidará 8 anos depois de dar cria.
Pesquisas realizadas na Ilha, estimou o número de indivíduos em cerca de 7.300. Alguns em áreas de proteção e outros em vida selvagem. Sua maior ameaça de extinção provêm de empresas que exploram o óleo extraído da árvore palma, pois destroem florestas nativas para atingir às árvores desejadas.

imagens-ilustrativas-do-orangotango-de-sumatra.






texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.