Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 9 de março de 2015

Rato-Canguru, pesquise e conheça este roedor que não bebe água.

Ele é um marsupial-roedor dos mais exóticos do mundo. Nativo da Austrália mas também encontrado na Tasmânia, o Rato-Canguru é um pequeno roedor que pesa cerca de 2,5 Kg e comprimento de cerca de 10 cm mais a  cauda.
São ao todo 9 espécies, espalhados pelas florestas e principalmente nos desertos destes países. Suas patas traseiras são mais longas que as dianteiras, daí a comparação com os cangurus. Suas orelhas são arredondadas e a pelagem vai do cinza até o marrom. Outra característica que o aproxima dos cangurus é o modo de andar, aos saltos. Mas quando perseguido, continua saltando, mas em zigue-zague para confundir seu perseguidor.
Seus alimentos favoritos são folhas e raízes. Como vivem em ambientes de muito calor, durante o dia ficam escondidos em tocas profundas e só saem de noite em busca de alimento. Bebem muito pouca água, maioria retirada dos alimentos que ingere, e para compensar isso suas fezes são secas e os rins produzem uma urina com pouca água. Além disso, não suam pois não possuem glândulas de suor. É um animal totalmente adaptado para a dura e seca vida do deserto. Em outro ambiente, os Ratos-Cangurus provavelmente não sobreviveriam.
Seus filhotes nascem em forma de embriões e precisam subir para a bolsa marsupial da mãe por si mesmo e ali completarem o seu desenvolvimento.



imagens-ilustrativas-do-rato-canguru.














texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.