Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cobra-de-Vidro, conheça este réptil que não é uma cobra.

Apesar do nome Cobra-de-Vidro, este réptil na verdade é um lagarto. Originária da África, Ásia e Europa, ela não é de vidro. A característica de despedaçar o próprio corpo para escapar de seus predadores, deu-lhe este nome, pois o vidro ao cair no solo se parte em vários pedaços. Detalhe que os pedaços desprendidos do seu corpo continuam se movendo, enquanto a parte da cabeça foge.
Vivem em solos úmidos e frios, sendo ativas na madrugada e ao anoitecer. Alimentam-se de lesmas, minhocas, larvas e alguns insetos. Passam o inverno em uma quase hibernação. Em períodos de acasalamento, que dura 3 meses, a fêmea fará a postura de 6 a 12 ovos transparentes, Ao nascerem, os filhotes saem a procura do próprio alimento, crescendo lentamente e se conseguirem fugir dos predadores.
É um lagarto que não possui veneno e inofensivo. Sua cauda, se perdida por algum motivo, irá crescer de novo.
Fisicamente é um lagarto que pode medir até 50 centímetros e cor marrom-escuro, com um tom azulado na barriga. Ocorre em grande parte do Brasil, nas florestas e nos campos e são muito importantes na cadeia alimentar, pois controlam as populações de anfíbios, caramujos e moluscos e são base alimentar de várias espécies de carnívoros.


imagens-ilustrativas-da-cobra-de-vidro.














.


texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.