Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Ovelhas: características, habitat, comportamento, reprodução, alimentação e raças. Conheça um pouco mais sobre este mamífero.

As Ovelhas são mamíferos de 4 patas. São animais que habitam em quase todos os lugares do mundo, selvagens ou domesticadas. Acredita-se que foram primeiramente domesticadas em uma região hoje conhecida como Iraque.
Carneiro é o macho da Ovelha e Cordeiro é o filhote.
É um animal de muita importância por ser fonte de laticínios, carne, lã e couro.
As principais características desse animal são seus chifres permanentes, sendo os dos machos mais robustos, curvados e em espiral. Os das fêmeas são curtos e menos curvados. O corpo mede até 1,5 mts de comprimento, isso dependendo da sua utilização, pois animais com fins específicos podem medir muito mais que isso. Rabo curto,peso de no máximo 200 kg, 4 patas que terminam em cascos e sua pele recoberta de uma lã fina e sedosa. Além disso, são animais inteligentes, que conseguem identificar integrantes do seu grupo.
O comportamento das Ovelhas é de docilidade, sem mecanismos de ataque. Os machos podem ser mais agressivos e podem usar seus chifres de modo perigoso.
Hoje, são criadas em rebanhos e é preciso cuidado por serem animais sensíveis ao clima e estresse. Seus principais predadores, como Lobos e Raposas, precisam ser sempre afastados do rebanho, pois tocaiam as fêmeas para roubar-lhes os filhotes. A lã, tosquiada no início do verão, volta a crescer.
Os maiores produtores de Ovelhas são Nova Zelândia, Argentina, Austrália, Chile e Uruguai. A carne é consumida no mundo todo e seu leite produz diversos tipos de queijos.
Uma Ovelha domesticada e bem cuidada pode viver por até 20 anos. Na época de reprodução, uma fêmea dará à luz a um filhote depois de um período de 150 dias de gestação. O número de crias pode aumentar para até 3 depois da primeira gestação.
As Ovelhas se alimentam de uma grande variedade de alimentos, sendo que capins e fenos estão em destaque. Grãos e suplementos são utilizados sobre controle e de forma limitada. Raízes e tubérculos como batata doce, aipim e beterraba; cereais como cevada, milho e aveia, entre outros , são também utilizados para balancear a alimentação destes animais.
Existem diversas raças de Ovelhas que são divididas em raças produtoras de lã, raças de leite, raças de carne e raças que produzem tudo. As principais raças de lã são: Drysdale, Merino, Rambouillet e Romney, entre outras. As principais raças de carne são: Suffolk, Hampshire, Colúmbia e Texel, entre outras.
As principais raças que produzem tudo são: Coopworth e Corriedale. Além dessas raças específicas, muitas outras existem de acordo com as regiões onde vivem.


imagens-de-ovelhas-produtoras-de-lã e leite.





















imagens-ilustrativas-de-ovelhas-produtoras-de-carne e leite.
















imagens-ilustrativas-de-ovelhas-que-produzem-tudo.














texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.

7 comentários:

  1. Gostaria de saber qual planta a ovelha não come, pois as que estão aqui no sítio estão devorando meu jardim. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber qual folhagem as ovelhas não comem? Assim continuar com meu jardim, pois até as flores mais simples elas tão devorando. Obrigado, aguedo anciosa a resposta, pois adoro plantar flores e folhagens. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Preciso saber qual folhagem as ovelhas não comem? Assim continuar com meu jardim, pois até as flores mais simples elas tão devorando. Obrigado, aguedo anciosa a resposta, pois adoro plantar flores e folhagens. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ganhei um borrego de 70 dias, depois de dormir numa cama de feno, veio a morrer em 48 HS, segundo o criador foi porque comeu feno seco, que fermentou em seu estômago e veio a morrer? Isso pode ser verdade, grata

    ResponderExcluir
  5. Olá como não estou durante a semana no sítio gostaria de saber se posso deixar elas soltas com o abrigo delas de fácil acesso com isso a noite ele pode entrar e se abrir ou tenho que todo dia abrir tirar ela é no fianl do dia colocadas novamente.

    ResponderExcluir
  6. Olá eu gostaria de saber se é norma sair carosso no pescoço dela.e se não for o que é e o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de saber é normal sai carosso no pescoço dela.e se não for o que é,e o que eu posso fazer.

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.