Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Panda Vermelho: conheça os hábitos, habitat, comportamento, características, alimentação, espécies e reprodução deste simpático mamífero das árvores.

Ele não é um Urso, nem um Panda Gigante e muito menos um Guaxinim. O Panda Vermelho, também chamado de Raposa de Fogo e Gato de Fogo, é um mamífero de porte pequeno que vive nas árvores.
Habita regiões de montanha da China e do Himalaia. Suas principais características são a cor avermelhada, cauda grossa e comprida e membros dianteiros menores do que os traseiros. Macho e fêmea possuem o mesmo tamanho. Vivem principalmente em florestas temperadas, entre 2.000 e 5.000 metros de altitude.
Na China também é chamado de Pequeno Urso Gato, pois os têm como parentes de Ursos Pequenos e pelo Panda Vermelho ser asseado como um gato.
São conhecidas duas subespécies de Panda Vermelho: o Ocidental, encontrado em regiões do Himalaia, e o Panda Vermelho de Styans, encontrado no sul da China e em Myanmar. A maior diferença entre ambos é o fato do Styans ser maior do que o Ocidental.
Embora hoje só se saiba que os Pandas Vermelhos vivam nessas regiões restritas, fósseis de espécies relacionadas ao Panda Vermelho foram encontrados na América do Norte, Ásia e Europa.
A destruição do seu habitat natural e a caça ilegal põem e m risco a sobrevivência deste belo animal. Como se reproduzem bem em cativeiro, é comum encontrá-los em zoológicos da América do Norte e Europa.
O comportamento dos Pandas Vermelho é o de um animal solitário. São mais ativos ao amanhecer e ao entardecer, passando o dia dormindo nas árvores ou em tocas. Não gostam de calor acima de 25°. São muito hábeis sobre as árvores e é raro vê-los em grupos. Quando descem ao solo em busca de alimentos, são velozes e logo sobem de volta para a segurança de uma árvore. Bebem água mergulhando a pata e lambendo-a. Seus maiores predadores são o Leopardo das Neves e o HOMEM.
São animais que só atacam quando ameaçados.
A sua alimentação básica é feita de bambu, frutos, raízes, grama. Em algumas ocasiões come ovos, insetos, roedores e filhotes de pássaros.
Macho e fêmea só vão se aproximar na época de acasalamento, de Janeiro até Março, sendo que os filhotes nascem entre Junho e Julho. O período de gestação varia entre 120 e 160 dias e a fêmea dá à luz a 4 filhotes cegos e que pesam até 130 gramas. No princípio ela toma conta dos filhotes, depois de uma semana ela só volta ao ninho para alimentá-los e limpá-los. Com 12 semanas de vida eles ficam no ninho. Depois já saem dele, sempre com a mão por perto. Tanto o macho como a fêmea do Panda Vermelho podem se acasalar com mais de um parceiro.
Um Panda Vermelho vive em média 10 anos.
Nos países onde vive é protegido por leis, mas mesmo assim ainda é caçado por sua cauda felpuda, valiosa para uso em chapéus.


imagens-ilustrativas-do-panda-vermelho.


























texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.