Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Peixes: conheça as classes, características, comportamentos, curiosidades, habitats, alimentação e reprodução desta classe aquática.

Hoje falaremos de uma classe numerosa, muito utilizada como alimento, esporte e como animais de estimação. Os peixes são animais vertebrados que habitam ambientes aquáticos e em grande parte com o corpo coberto de escamas.
São uma importante fonte de alimentos para o homem, mas também servem como atividade esportiva para pescadores recreativos e para a criação de aquaristas. Também fizeram e fazem sucesso como temas de filmes, livros e símbolos religiosos.
Estudiosos dizem que os primeiros organismos identificados como peixes surgiram no período Cambriano e tinham o corpo mole e sem uma espinha dorsal. A evolução fez com que surgissem uma grande variedade de formas e espécies.
Os peixes são divididos nos seguintes grupos:
1- Peixes Cartilaginosos, que são os peixes que não possuem um esqueleto formado por ossos, e sim uma cartilagem dura e maleável. Existem mais de 1.000 espécies destes. Por exemplo, tubarões e raias ou arraias.
2- Peixes Ósseos, que são os peixes que possuem um esqueleto, mais conhecido como espinhas. Existem mais de 20.000 espécies deles e como exemplo temos o atum, a sardinha, o bagre, etc.
3- Existem perto de 80 espécies de peixes que não possuem maxilas ou mandíbulas. São denominados Peixes Ágnatos. Como exemplo citamos as Lampreias.
Erradamente muita gente acha que os golfinhos, águas-vivas, baleias,moluscos e crustáceos são peixe. Não são! Pertencem a classes distintas.
Os peixes habitam em quase todos os habitats aquáticos, seja na água salgada ou na água doce. Sabe-se que apenas no Lago Salgado nos EUA não há peixe, por este ser o local mais salgado do planeta.
Hoje os peixes já são criados de forma artificial tanto para a nossa alimentação como para aquários. A grande maioria dos peixes é inofensiva, mas existem peixes que podem ser perigosos. Tubarões, Arraias, Enguias, o Peixe-Escorpião são exemplos. A maior ameaça para a sobrevivência das espécies são a sua caça excessiva e a poluição dos habitas naturais dos peixes.
Alguns peixes se alimentam de plâncton, pequenos micro-organismos presentes na água e outros são carnívoros e predadores. Alguns peixes se alimentam de plantas aquáticas, alguns de restos de outros peixes e outros são parasitas de outros peixes, fixando-se nestes à espera de restos de comida.
A maioria dos peixes se reproduz colocando ovos que serão fecundados externamente. Algumas espécies  se reproduzem na água doce e depois crescem na água salgada e vice-versa.
Existem peixes hermafroditas, que vivem uma parte de sua vida como fêmea e depois se transforma em macho e o inverso também existe. Os Cavalos- Marinhos machos guardam os ovos colocados pela fêmea dentro de uma bolsa marsupial, onde ele os fecunda e os incuba. Poucas espécies de peixes fertilizam um embrião dentro de um útero. Como exemplo temos os Tubarões e as Arraias.
Peixes não dormem. Quando estão parados, estão em repouso e vigiando. Por não possuírem pálpebras, seus olhas ficam sempre abertos. Se escondem de seus predadores se enfiando em buracos ou mesmo na areia do fundo. Algumas espécies se camuflam para se protegerem e também para caçar.
Peixes não afundam por possuírem a bexiga natatória, órgão que se contraí ou expande de acordo com a pressão da água.
O corpo do peixe geralmente é coberto por escamas e um muco. Algumas poucas espécies apresentam a pele nua, como as Enguias.


imagens-ilustrativas de-peixes.


peixes-no-cinema.













peixes-do-período-cambriano.










peixes-ósseos.















peixes-cartilaginosos.







peixes-ágnatos.





grande-lago-salgado-nos-estados-unidos.





peixe-escorpião.





cavalo-marinho.









enguias.





peixes-ornamentais.











peixes-como-alimento.









  

texto escrito pelo autor do blog.  

fotos copiadas da net.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.