Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Pika-de-Ili: conheça esta raríssimo bichinho de pelúcia.

Visto pela primeira vez e por acaso em 1983 por um cientista chinês, em uma cordilheira na China, este pequeno mamífero, com aparência de um bichinho de pelúcia não é um animal fácil de ser visto. Sendo mais preciso, o Pika-de-Ili ficou 20 anos sem ser visto na área onde ele vive. De 1983 para cá somente 29 indivíduos foram vistos e nada se sabe sobre a espécie.
O animal visto pela primeira vez em 83 media cerca de 20 centímetros de comprimento, tinha as orelhas grandes e sobre o pelo cinzento apresentava diversas manchas marrons. Nesta ocasião este cientista conseguiu capturar um exemplar para estudo e a conclusão seria de que se tratava de uma espécie nova.
Em uma segunda viagem em Dezembro de 83, nenhum animal foi encontrado, o que só ocorreria em 1985, com a captura de dois espécimes para estudos. Depois desses, ninguém mais conseguiria encontrar o Pika.
Em 2014 o mesmo cientista que havia descoberto o Pika, montou uma equipe e partiu para as montanhas esperando encontrar o animal. Depois de dias de busca, um curioso Pika-de-Ili surgiu diante de todos, curioso, sendo fotografado por diversas vezes.
Acredita-se que ele viva em altitudes entre 2.800 a 4.000 metros, se alimente de grama, ervas, fungos e brotos e que só seja encontrado nesta cordilheira do noroeste da China.
Esforços para se conhecer melhor este animal levou cientistas a acreditarem que a poluição atmosférica esteja ameaçando a espécie. Em 1990 estimava-se que existiriam cerca de 2 mil Pikas e em franca diminuição.
O cientista que o descobriu, Weidong Li, espera que com a redescoberta do Pika, possa ser criada uma área específica para sua conservação.
Sebe-se que existem outras espécies de Pika, inclusive em montanhas da América, mas a espécie chinesa foi a primeira encontrada pelo homem.



imagens-ilustrativas-do-mamífero-pika-de-ili.
























no vídeo abaixo assista ao Pika de Ili na natureza.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.